Vereador Gabriel pede campanha para proteger idosos contra golpes

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha aprovou durante a sessão ordinária de segunda-feira (10) a indicação nº 239/2023 de autoria do vereador Gabriel Diedrich (MDB), solicitando que o poder executivo institua uma campanha municipal publicitária de orientação aos idosos contra fraudes e golpes. A campanha tem o intuito de orientar os idosos sobre os riscos inerentes à navegação na internet como aquisição de bens, produtos e serviços através de utilização do comércio eletrônico; divulgação de dados pessoais por meio de ligações telefônicas de origem desconhecida e contratação de empréstimos e de qualquer natureza que não tenham sido solicitados; bem como aos golpes do bilhete premiado.

Na justificativa, o parlamentar destaca que um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), revelou que desde o início da quarentena pela Covid-19, houve um aumento substancial de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. “Os criminosos abusam da ingenuidade ou até mesmo da confiança do usuário para obter tais informações bancárias”, ressaltou o vereador Gabriel Diedrich.

O parlamentar pontua também que alguns exemplos desses estelionatos ocorridos são as ligações para as casas dos idosos, solicitando algumas informações como dados pessoais e sigilosos, expondo suas contas bancárias e patrimônios. “Em diversos casos, o fraudador se apresenta, até mesmo como um funcionário do banco, pedindo ao cliente para realizar uma transferência como um teste, sendo que os bancos nunca ligam para clientes pedindo para realizar transações”, enfatizou Gabriel.

“Queremos orientar os idosos quanto aos riscos do uso da internet, especialmente na aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Temos que orientá-los sobre as ligações de falsos sequestros, golpes de mensagem de aplicativo pedindo dinheiro dentre tantos outros golpes que pode enganar facilmente nossos idosos que possuem a boa fé”, descreve o vereador Gabriel, observando ainda que hoje nosso município possui uma população idosa bastante significativa e tem o INSS como principal fonte pagadora, o que justifica essa preocupação.

Para diminuir esses casos de golpes tendo os idosos como vítimas, o caminho é a informação, capaz de gerar prudência e proteção, o que poderá acontecer através de campanhas publicitárias.

Postado: 12/07/2023
Atualização: 12/07/2023