Vereador Gabriel pede inclusão de SAP nos estudos para construção de novo aeroporto

A construção de um novo aeroporto internacional no Rio Grande do Sul é uma necessidade apontada desde 2015, pelo então ministro Eliseu Padilha. Pensando nisso, o vereador Gabriel Diedrich busca colocar o território do município de Santo Antônio da Patrulha como objeto de futuros estudos por parte de autoridades da aviação civil.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Requerimento nº 472/2024 de autoria do vereador Gabriel Diedrich direcionado à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, solicitando que o Município de Santo Antônio da Patrulha-RS seja incluído nos possíveis estudos a serem feitos sobre a necessidade de construção de um novo aeroporto internacional na região metropolitana de Porto Alegre.

O parlamentar pontua na justificativa que nosso município possui posição geográfica privilegiada, situando-se entre a Capital, a Serra e o Litoral, favorecendo a mobilidade de passageiros e a logística de cargas. Além de ter ligação direta com Porto Alegre e o Litoral através da rodovia federal BR-290, bem como o restante do país via BR-101. Santo Antônio da Patrulha localiza-se a 29º49’03” de latitude sul e 50º31’11” de longitude oeste, a uma altitude de 131 metros. Sua população estimada em 2022 era de 42.942 habitantes, o que representa um aumento de 8,11% em comparação com o Censo de 2010, distribuídos em 1069,3 km² de área.

A ideia surge depois que integrantes do governo federal se mostram perplexos com o fato de um dos aeroportos mais importantes do país – com voos internacionais para países como Argentina, Chile, Uruguai – ter sido inundado. De forma reservada, técnicos reconhecem que vão ter que analisar a necessidade da construção de um novo aeroporto nesta região, diante do “novo normal”, com eventos climáticos extremos.

Por conta disso, um plano antigo de criar um novo aeroporto pode ser revisitado. Em 2015, o ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, chegou a aventar a ideia com o então governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Na época, a solução foi ampliar o Salgado Filho. À época se pensava numa área de 2,1 mil hectares em Portão, na região de Nova Santa Rita.

Caso essa tese prevaleça, terá que se encontrar um novo local, seguro de inundações, para uma nova pista, o que não é algo simples em uma região já muito povoada e com muita infraestrutura urbana, que é a região metropolitana de Porto Alegre. É daí onde Santo Antônio da Patrulha poderá se candidatar a receber esse investimento, obviamente a depender dos estudos de viabilidade e de impacto ambiental, observa o vereador Gabriel.

A suspensão sem prazo das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, reabriu uma discussão antiga sobre a necessidade de um aeroporto internacional alternativo na região metropolitana da capital gaúcha. São pelo menos 2,5 metros de inundação em alguns pontos do aeroporto, que produziram imagens impressionantes de até mesmo um avião ilhado na pista de pouso e decolagens. Os danos no local podem obrigar o aeroporto a ficar fechado por vários meses.

Postado: 19/06/2024
Atualização: 19/06/2024