Vereador Gabriel pede posto de coleta de sangue no Hospital Santa Casa

Por meio da indicação nº 118/2021 aprovada na sessão ordinária do dia 14 de junho na Câmara de Santo Antônio da Patrulha, o vereador Gabriel Diedrich, acompanhado do vereador Sérgio Airoldi, pediu ao governo municipal a implantação de um posto de coleta de sangue junto ao hospital administrado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Na justificativa ao pedido, o vereador Gabriel destacou o fato do hospital municipal manter UTI ou mesmo o bloco cirúrgico em funcionamento, o que faz com que haja necessidade dessa doação.

“Entendo que a Santa Casa reúne condições de vir com uma equipe técnica pelo menos uma vez ao mês promover a coleta de sangue aqui em nosso município, de modo que nossos doadores sejam informados e estimulados a manter o hábito de doar”, afirmou Gabriel.

Gabriel lembra do crescimento populacional de Santo Antônio da Patrulha nos últimos anos, o que resulta numa demanda maior de coleta e doação de sangue.

“Além disso, a instalação de um local para coleta em periodicidade predefinida faria com que as campanhas de doação de sangue ganhem ainda mais adeptos, ajudando na situação dos pacientes que necessitam de sangue”, acrescentou o parlamentar.

Doe sangue, salve vidas

O vereador Gabriel Diedrich apresentou a proposição no Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, como uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o Fator RH ( + ou – ) e as diferenças entre os tipos sanguíneos, e também aos voluntários que ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue. Um único doador pode ajudar até quatro pessoas.

Porém, a pandemia de Covid-19 e os dias frios que têm ocorrido com a aproximação do inverno têm afastado o público dos locais de doação.

Para contribuir com os estoques e doar sangue, os critérios são:

– Estar em bom estado de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e o formulário de autorização preenchido por um responsável;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado(a) e alimentado(a);

– Não ter diabetes em uso de insulina;

– Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;

– Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;

– Pós-Covid-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa.

Postado: 15/06/2021
Atualização: 15/06/2021