Vereador Gabriel pede vacinação contra a Covid-19 na zona rural do Município

Na última reunião ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (5), o vereador Gabriel Diedrich, líder da Bancada do MDB, encaminhou o pedido de indicação 056/2021 ao Poder Executivo para que o processo de vacinação contra o novo Coronavírus, ocorrendo atualmente no sistema “drive thru” no ginásio de esportes da cidade, seja descentralizado e levado às comunidades de Santo Antônio da Patrulha, através das Unidades de Saúde da Família, Unidade Móvel de Saúde ou formação de unidades volantes para vacinar os idosos, as pessoas com deficiências, sejam físicas ou mentais, bem como os que moram em zona rural da cidade, contra a Covid-19.

Além de garantir a vacinação nestes grupos prioritários, esta ação pode agilizar a vacinação no Município, que hoje é a melhor esperança da população para combater o vírus, retomar a economia a pleno e a vida voltar à nova normalidade.

O vereador Gabriel diz que é preciso levar em consideração as pessoas com deficiências físicas e mentais, como também a distância que muitos se encontram do centro da cidade. “O fato é que muitos destes precisam de nossa atenção e sequer possuem meio de locomoção ou condições para tanto, outros moram na zona rural, e essa indicação irá sanar tal problema. Além disso, podemos utilizar os veículos da Secretaria de Saúde como a unidade móvel”, lembrou Gabriel.

O parlamentar cita também algumas das atividades que poderiam ser feitas no interior e em visitas a idosos e pessoas com deficiência, direto em suas casas, como: orientação de prevenção à transmissão da Covid-19; avaliação de tensão arterial, pulso e glicemia; sensibilização das pessoas para os problemas de saúde mais frequentes; sensibilização para a necessidade de estilos de vida saudáveis; informação à população sobre situações de risco sazonais, entre outros.

O vereador Gabriel destacou ainda que a pronta disposição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de SAP em participar da busca ativa aos integrantes dos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 no interior do Município é fundamental para o avanço da imunização. “A parceria da Prefeitura com o Sindicato, que já atua com muita eficiência e conhecimento de causa na zona rural do Município, vai proporcionar identificar com mais rapidez os idosos e deficientes desta região que ainda não receberam nenhuma dose da vacina”, finaliza.

Postado: 07/04/2021
Atualização: 07/04/2021