Vereador Gabriel propõe construção de ciclovia na Rua Ângelo Tedesco

Pensando em melhorar a mobilidade urbana da cidade, sobretudo num dos principais acessos ao bairro Jaú, o vereador Gabriel Diedrich apresentou na Câmara de Vereadores a indicação 151/2023 que tem como objetivo propor ao poder Executivo a construção de uma ciclovia em toda extensão da Rua Ângelo Tedesco.

Em sua justificativa, Gabriel refere que a Rua Ângelo Tedesco concentra mais de mil usuários no trecho, entre veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres, nos horários de chegada e saída da fábrica de calçados RR Shoes (Via Uno), além de servir de importante ligação a loteamentos e localidades como Cancela Preta, Palmeira do Sertão, Montenegro, dentre outras. Portanto, a ciclovia serviria para ordenar o trânsito e garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas.

O parlamentar alerta para os perigos frequentes que os ciclistas passam diariamente ao usar esse meio de transporte em meio ao trânsito daquela rua.

“Essa indicação visa garantir aos usuários de bicicletas espaços seguros para transitarem, em razão da constante vulnerabilidade, insegurança e iminente perigo, por conta do trânsito intenso que estes se submetem junto aos veículos motorizados, colocando-os até sob risco de vida”, afirma Gabriel Diedrich.

A proposta também tem o intuito de promover a ocupação do espaço público, tornando-o um espaço de convivência e não só de passagem, desta forma deixando em boas condições para as pessoas usarem aos domingos com suas famílias, transformando-se em uma área de lazer.

A sugestão do vereador Gabriel foi transformada em indicação direcionada ao prefeito e aos secretários municipais de Planejamento e Obras. No documento, o vereador solicita a realização de estudos técnicos para a confecção do projeto de engenharia para a obra, sugerindo ainda que a execução dessa intervenção pública poderia estar prevista por ocasião das obras de recapeamento previstas com recursos da emenda parlamentar de R$ 650 mil destinada pelo deputado federal Luiz Carlos Busato.

A proposta apresentada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores no dia 27 de abril foi aprovada por unanimidade e agora segue para apreciação do poder Executivo.

Postado: 04/05/2023
Atualização: 04/05/2023