Vereador Gabriel reclama do serviço prestado pela Equatorial Energia/CEEE e pede esclarecimentos em audiência pública

Nesta semana voltou a repercutir durante a Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores a discussão sobre a qualidade dos serviços prestados pela Equatorial Energia/CEEE em Santo Antônio da Patrulha, tema recorrente naquela Casa do Povo.

Na tribuna, o vereador Gabriel Diedrich (MDB) falou sobre os problemas ocorridos com os munícipes, principalmente dos moradores do interior, onde cada vez mais eleva o número de reclamações envolvendo a empresa. A grande maioria das queixas, segundo ele, refere-se a demora no restabelecimento da energia elétrica e o atendimento precário.

O vereador apresentou aos colegas a proposta de realização de uma audiência pública no plenário da Câmara onde os representantes da empresa Equatorial Energia/CEEE possam vir dar explicações e ouvir as demandas da comunidade, receber críticas e sugestões de melhorias. Deverão ser convidados a esse debate a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (SEMA), Defensoria Pública Estadual, Ministério Público e Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

“O que vemos hoje são profissionais contratados de fora do município que desconhecem a nossa realidade e acabam tendo sérias dificuldades de chegar aos locais que precisam de reparos na rede de energia elétrica, acarretando numa demora muito acentuada para restabelecimento de um serviço constitucional essencial”, descreve Gabriel.

O parlamentar ainda reclamou que tem sido bem difícil aos consumidores solicitarem serviços, fazerem suas reclamações e obter suporte técnico quando necessário, ficando à mercê de protocolos e respostas virtuais sem nenhuma precisão de restabelecimento da energia elétrica. “A situação está insustentável do jeito que se encontra. Merecemos uma resposta e um atendimento mais digno, ágil e eficaz”, cobrou Gabriel.

Além da audiência pública, o vereador Gabriel Diedrich ainda fez requerimento à mesa diretora da Câmara para que encaminhe uma reclamação formal e oficial à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, a fim de que cobre providências e aplique as devidas penalidades e sanções ao Grupo Equatorial Energia CEEE-D.

“Observamos uma quantidade significativa de serviços de má qualidade feitos pela empresa em Santo Antônio da Patrulha. Instalações elétricas deficientes, falta de manutenção adequada na rede elétrica e interrupções frequentes no fornecimento de energia têm acarretado prejuízos tanto para empresas locais quanto para os cidadãos comuns. Essa situação compromete o funcionamento de negócios, resultando em perdas financeiras e impactando negativamente a economia local”, explica Gabriel.

Todos os vereadores foram unânimes em relação aos problemas rotineiros que persistem no abastecimento de energia, juntamente com as quedas de luz sem previsão de retorno. O mau atendimento por parte dos canais de comunicação da empresa, bem como a demora na execução dos consertos e serviços mal executados são questões que precisam ser abordadas e resolvidas pela Equatorial Energia/CEEE.

Postado: 18/07/2023
Atualização: 18/07/2023