Vereador Gabriel solicita à Prefeitura que cadastre o Município no Programa Skate por Lazer

Cada vez mais popular no país, o skate vem sendo democratizado e praticado por homens e mulheres. Em Santo Antônio da Patrulha, temos muitos adeptos à modalidade. Com a proposta de incentivar a prática esportiva, o Ministério do Esporte lançou o Programa “Skate por Lazer”, conforme edital de chamamento público publicado no dia 06 de abril.

Atento aos recursos que são disponibilizados pelo Governo Federal, o vereador Gabriel Diedrich indicou ao Município que, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, promova a inscrição do Município de Santo Antônio da Patrulha no novo programa.

A iniciativa tem o objetivo de democratizar o skate como esporte ou lazer, oportunizando o conhecimento, a realização de eventos de integração e a socialização de pessoas de todas as idades, a partir dos 6 anos de idade, de todas as etnias, gêneros e habilidades motoras. Além do acesso gratuito e democrático às estruturas, como pistas e materiais, os núcleos serão implantados em espaços públicos para que qualquer pessoa possa ter acesso à prática recreativa do skate.

O Skate por Lazer alcançará todas as regiões do país. Serão selecionadas no total 15 propostas de participação dos municípios, três por região do Brasil. Com os núcleos definidos, cada um poderá atender até 64 beneficiários, com 50% das vagas destinadas exclusivamente às mulheres. Será obrigatória a presença de um professor de educação física e um agente social em cada núcleo.

Cada espaço receberá R$ 185,9 mil, sendo que o total disponibilizado ao programa será de R$ 2.788.500. O exato valor a ser repassado será definido no termo de convênio, observada a proposta apresentada pelo município.

Os municípios interessados em aderirem à parceria com o Governo Federal devem preencher alguns requisitos descritos no edital, como ter capacidade técnica e operacional para a promoção das atividades, além de possuírem instalações para o desenvolvimento do Skate por Lazer. As propostas devem ser enviadas de 10 a 26 de abril. A previsão de publicação do resultado dos selecionados é 13 de junho.

Postado: 13/04/2023
Atualização: 13/04/2023