Vereador Gabriel solicita estudo de criação de um programa de prevenção ao câncer de pele nas escolas

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na reunião do dia 19 de dezembro a indicação legislativa nº 375/2022 que propõe seja realizado um estudo para criação de um programa de prevenção ao câncer de pele nas escolas públicas do Município de Santo Antônio da Patrulha, com distribuição de protetores solares às crianças e adolescentes durante o ano letivo, especialmente no período de verão.

A proposta apresentada pelo vereador Gabriel Diedrich (MDB) visa o bem-estar das crianças e jovens estudantes do nosso município, com a distribuição gratuita de protetor solar para que os alunos tenham a proteção ao seu alcance e criem o hábito da prevenção. O parlamentar alerta que o custo do filtro solar faz com que muitos alunos não tenham acesso a essa proteção preventiva por conta da escassez de recursos de muitas famílias, que por necessidade priorizam outras necessidades de primeira hora.

Na justificativa da proposta, o vereador Gabriel observa que a radiação solar é mais intensa no horário de saída do turno da manhã das escolas, às 11h30; assim como o início do turno da tarde às 13h, mas que poderá ser avaliada a distribuição àqueles alunos por ocasião das atividades de Educação Física, principalmente no período de verão, levando-se em conta a retomada das aulas ainda no mês de fevereiro.

Dentre os objetivos da medida, estão o de combater a incidência do câncer de pele na vida adulta, garantindo a proteção desde a infância, capacitar profissionais da área da educação para educar as crianças à exposição solar de maneira correta, estabelecer um vínculo entre a escola e os pais na prevenção da doença e promover a participação da população em ações sociais destinadas à orientação da prática à exposição solar.

Dezembro Laranja — A indicação parlamentar ocorre dentro da campanha nacional Dezembro Laranja, criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e instituída pelo Ministério da Saúde, que marca a prevenção ao câncer de pele e tem por objetivo informar e promover a conscientização sobre o tema. Desde então, ações como a distribuição de protetor solar e iluminação de monumentos são realizadas no mês de dezembro para estimular e lembrar a prevenção do câncer de pele.

O câncer de pele é considerado o mais incidente entre os brasileiros e a exposição solar excessiva, sem proteção, é o principal fator de risco, segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Conforme o INCA, esse tipo de câncer é considerado o mais prevalente, sendo responsável por 33% dos diagnósticos de câncer a nível nacional e registrando a cada ano, em torno de 185 mil novos casos.

Postado: 21/12/2022
Atualização: 21/12/2022