Vereador Gabriel sugere aquisição de lousas digitais para a Rede Municipal de Ensino

Logo no início do seu mandato, o vereador Gabriel Diedrich (MDB) estabeleceu algumas metas que deveriam nortear seu trabalho. Entre as metas do parlamentar, a busca por uma educação de qualidade. Neste sentido, na reunião ordinária do dia 16 de agosto, indicou à administração municipal através da Secretaria de Educação a necessidade de viabilizar estudos no sentido de promover a instalação de lousas digitais nas escolas da rede municipal de Santo Antônio da Patrulha, a fim de modernizar o sistema de ensino do Município através de métodos tecnológicos mais efetivos que contribuam com o aprendizado e o desenvolvimento escolar dos alunos.

Segundo o vereador Gabriel, a Lousa Digital não traz só melhoria de ensino, traz também melhoria de estrutura. Por isso, a preocupação em tornar o ambiente agradável e adequado ao ensino para o Município, até para recuperar o tempo perdido com a pandemia do Covid-19 que impossibilitou as aulas presenciais. “Aos professores garante uma liberdade maior para se utilizar deste instrumento gráfico sem os efeitos colaterais danosos decorrentes do pó de giz que tanto causa problemas respiratórios e alergias diversas aos docentes. Aos alunos porque permite a transmissão mais precisa de ideias e conceitos de forma gráfica, colorida e moderna, mantendo a atenção dos alunos e colaborando para um melhor aprendizado”, sustenta Gabriel.

Em municípios de nossa região, as lousas convencionais estão sendo substituídas e os alunos têm aprovado as lousas digitais não só pela qualidade visual, mas também pelo dinamismo e interatividade que oferecem. É possível explorar qualquer aplicação, como sites da internet, softwares e apresentações, já que a lousa dispõe de conteúdos digitais conectados à internet. Os professores notam que é um grande diferencial para explicar e manter focada a atenção dos alunos. Através da caneta eletrônica o professor pode destacar, escrever, sublinhar, desenhar, inclusive gravar áudio e imagens que podem ser reproduzidos posteriormente. Diante deste fato as aulas se tornam mais atraentes por razão da interatividade entre professores, alunos e o mundo virtual.

As lousas digitais fazem parte de uma evolução que está relacionada a todos, alunos ou professores. “Estamos cada vez mais conectados e este avanço é de suma importância para que os alunos tenham também mais interesse na aprendizagem”, pontua Gabriel.

Para a nova geração, esta tecnologia fica à frente na aceitação dos alunos e professores, as aulas tornam-se mais dinâmicas e mais rápidas e os alunos mais participativos, ficando mais difícil não participar das aulas, e tendo uma maior interatividade dentro de uma sala de aula.

“Esperamos que, atendida a presente indicação, se consiga mais um resultado positivo para que Santo Antônio da Patrulha continue a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos professores”, conclui Gabriel.

Conheça algum dos benefícios da Lousa Digital

– Torna o aprendizado mais agradável, seguro e participativo.

– Facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e manipular conteúdos de diversas formas.

– É um recurso multimídia versátil que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem.

– Amplia a motivação e o interesse dos alunos.

– Aumenta a familiarização dos professores com o uso de novas tecnologias.

– Possibilita o ensino em tempo real, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento.

Postado: 24/08/2021
Atualização: 24/08/2021