Vereador Gabriel sugere hidrojateamento para prevenir alagamento

As fortes chuvas dos últimos dias mostraram que é preciso estar preparado para evitar alagamentos e facilitar o escoamento das águas na cidade. Como a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria de Obras, não possui maquinário de hidrojateamento, o vereador Gabriel Diedrich sugeriu através da indicação nº 075/2023, aprovada por unanimidade na reunião da Câmara, nesta segunda-feira (06), que seja estudada a viabilidade de contratação de uma empresa prestadora desse tipo de serviço.

Diedrich defende ações preventivas como a utilização de hidrojato para evitar ou minimizar esse tipo de situação em que as águas acabam invadindo casas, comércios, veículos, etc.

A técnica de hidrojato, que consiste na sucção da sujeira e limpeza da tubulação com uso de jato de água, mostra-se eficaz e ágil no trabalho de manutenção, limpeza de bueiros, bocas de lobo e desobstrução de sistemas de galerias pluviais.

O vereador Gabriel entende que a técnica deva ser utilizada na limpeza dos sistemas de galerias do centro da cidade e de bairros e loteamentos, especialmente os mais povoados. Ele acrescenta que entre as vantagens está a diminuição dos pontos de alagamento, causados principalmente pelo acúmulo de entulho, terra e lixo nos bueiros e a agilização deste tipo de trabalho, onde o sistema de sucção faz a limpeza de um bueiro, em tempo bem menor que o convencional.

Postado: 08/03/2023
Atualização: 08/03/2023