Vereador Gabriel sugere terceirizar a manutenção do Centro de Informações Turísticas na Praça da Boa Viagem

A proposta de transferência à iniciativa privada da gestão e manutenção do Centro de Informações Turísticas localizado na Praça da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem foi defendida pelo vereador Gabriel Diedrich na sessão da Câmara na tarde de segunda-feira (21).

Na Indicação 030/2022, aprovada por unanimidade, o vereador Gabriel sugere que o Município estude a viabilidade de promover um chamamento público a fim de terceirizar a administração e manutenção do prédio destinado ao Centro de Informações Turísticas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem.

Segundo o parlamentar, o edital de concessão à iniciativa privada poderia prever a operação do centro de informações turísticas, permitindo a exploração comercial através de um bar com mesas, cadeiras e guarda-sol, loja de souvenirs, aluguel de bicicletas, manutenção dos banheiros e da praça, bancos, iluminação, segurança, limpeza, dentre outros benefícios.

“Além de dar vida à praça e preservação da sua essência de lazer, a referida proposta é importante para que a população e turistas possam dispor de local apropriado para obter informações e sanar eventuais dúvidas sobre o município”, sustenta Gabriel.

Gabriel defende que “de fato seja estabelecido um novo ciclo no que se refere à manutenção e à conservação de espaços públicos e de lazer”, com “alternativas plausíveis para parcerias entre Poder Público e privado”. A escolha por debater a situação da Praça da Boa Viagem, explicou o vereador, deu-se por ela ser “uma área grande, bem localizada e que oferece já uma estrutura formada e contempla também uma harmonia com a natureza”.

A Praça da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é um dos principais espaços de lazer da cidade, situado na região central, sendo palco de eventos culturais e artísticos. A maior presença do poder público no local através da iniciativa privada pode garantir que hoje o espaço garanta a presença de jovens e crianças e os moradores de rua que lá habitam sejam melhor acolhidos em ambiente adequado e/ou levados a suas famílias e cidades de origem.

A terceirização na gestão do espaço “pode acarretar vários benefícios”, como a geração de emprego e renda, o fortalecimento do turismo e “a reativação da frequência do público, já que as pessoas tendem a preferir lugares limpos e seguros para levar as famílias”. “Toda a responsabilidade que sobrecarrega as secretarias e os cofres públicos seria repassada, terceirizada, ao setor privado”, propôs.

Postado: 24/02/2022
Atualização: 24/02/2022