Vereador Gonha encaminha pedido de estudo técnico para implantação de uma área de descanso

O vereador Paulo Telles – Gonha (PTB) encaminhou um pedido ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a viabilidade do estudo de uma área de descanso principalmente para os caminhoneiros, na BR 290, Freeway, dentro do território de Santo Antônio da Patrulha, no último viaduto da localidade de Miraguaia. Os caminhoneiros são favoráveis que se construa uma área de descanso na rodovia, 99,3%. O principal local sugerido em Santo Antônio tem uma porcentagem muito alta, seguindo-se pela ordem com menos percentual, entre Santo Antônio e Glorinha, Osório, Glorinha, Gravataí, Km 40, Pedágio de Gravataí, Km, 60, Km 30, entre Osório/Santo Antônio e outros.

Em vigor desde setembro de 2012, a “Lei do Descanso” não vingou em sua plenitude no país. Sem áreas de descanso suficientes para atender a demanda de caminhoneiros, apenas os casos mais graves são autuados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A lei determina que em um período de 24h, os motoristas tenham 11h de repouso, mais 30 minutos de descanso a cada quatro horas de viagem. Os caminhoneiros aprovam a parada obrigatória, mas reclamam da falta dos locais apropriados para isso.

Segundo eles, sem estacionamentos, os profissionais são obrigados a parar nos postos de combustíveis. Acontece que por serem particulares, estes estabelecimentos cobram caro pelos serviços.

O vereador Gonha (PTB) defende e acha justa a reivindicação dos motoristas de Santo Antônio da Patrulha, onde já houveram diversos pedidos da necessidade de implantação de uma área de repouso mediante a preocupação dos diversos acidentes de trânsito ocorridos na rodovia, quer com danos materiais ou com lesões.

Postado: 21/09/2018
Atualização: 21/09/2018