Vereador requer solução no abastecimento de água no interior

O vereador Marcelo Gaúcho realizou uma visita à comunidade do Arroio da Madeira nesta quinta-feira, dia 12. Foi até a localidade de Boa Vista conhecer seu “Bila”, 79 anos, nascido e criado nesta região.

Depois de alguns contatos de seu genro e alegando que realizou vários pedidos para a Prefeitura, sem êxito, levou o vereador ir conhecer de perto a realidade do seu “Bila”.

Já na próxima segunda-feira, dia 16, Marcelo estará encaminhando um requerimento, e sendo convidados todos os vereadores a assinarem, ao Poder Executivo para que apresentem uma solução emergencial mais eficaz para a falta de abastecimento de água em todas as comunidades atingidas pela seca, e que seja decretado situação de emergência.

“A água faz-se necessária em todos os aspectos da vida, sendo necessário que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população. O acesso à água potável possui íntima ligação com o direito à vida e com a dignidade da pessoa humana, sendo inegável sua importância”, salienta Marcelo.

Considerando que nenhuma comunidade pode viver ou evoluir sem um abastecimento adequado de água, então que permitam aos seus habitantes viver de modo saudável e confortável.

De dezembro/19 até hoje as perdas na agricultura e agropecuária em função do calor excessivo e falta de chuvas é muito maior que se imagina.

Conseguir água virou um desafio diário. Seu “Bila” desde dezembro está cavando em sua propriedade, com as suas próprias mãos, valos com o proposito de localizar água. Desta forma armazena para o consumo próprio e acaba faltando para o resto.

O poço que abastecia a propriedade está seco há um mês. Para a limpeza e para dar de beber aos animais, ele têm que buscar água de balde várias vezes ao dia, há mais de 1 km de distância.

materia seca2

Postado: 13/03/2020