Vereador Rodrigo Massulo faz retrospectiva de sua gestão na Presidência

Ao deixar a Presidência da Câmara, cargo que ocupou durante o ano de 2019, o vereador Rodrigo Massulo avaliou positivamente sua gestão, destacando a economia de recurso público e o aumento da transparência no Poder Legislativo.

:: Confira abaixo os principais momentos da Câmara em 2019

– No primeiro dia como Presidente da Câmara, Massulo instituiu horário especial para os meses de verão (janeiro e fevereiro) com o objetivo de economizar. A estimativa de economia foi de R$ 20.000,00 (vales-alimentação de servidores foram suspensos nesse período).

– Em 7 de janeiro, o Presidente assinou uma Portaria para criar uma ‘Comissão Especial de Vereadores para Acompanhamento das Obras da Estrada SAP-Caraá’. Dois dias depois de criada a Comissão, parlamentares estiveram em reunião com o Secretário de Infraestrutura do RS, Juvir Costella, em Porto Alegre. Em 30 de janeiro, a Comissão promoveu reunião no salão do Arroio do Carvalho, com a presença de 100 pessoas, com o intuito de criar uma ‘Comissão de Moradores em Defesa do Asfalto’, a exemplo da Comissão já existente em Caraá.
Em 12/2, a Câmara realizou reunião, até as 23h, no plenário, para tirar dúvidas dos moradores sobre o andamento da ligação intermunicipal. Participaram as comissões dos dois municípios e a empresa Conterra, responsável pela obra.
O assunto em questão foi acompanhado o ano inteiro pelos vereadores, através de visitas na empreiteira e enviando requerimentos para o Estado e para a própria Conterra, tendo resultado positivo no fim de 2019 com a conclusão da sonhada obra.

– No início da gestão, a Câmara soube da possibilidade de fechamento da Unidade de Distribuição dos Correios, na Cidade Alta. A partir desse momento, todos os esforços para evitar o fechamento foram feitos. Em 17/1, a Câmara presidiu encontro com os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos para ouvi-los com relação à possibilidade de transferência da Unidade para Osório. Em 21/7, o Presidente do Legislativo e o chefe do Poder Executivo se reuniram com a Superintendência dos Correios, em Porto Alegre, para buscar mais informações. Em fevereiro, a Câmara sediou, a pedido da OAB, novo encontro para debater a possibilidade de saída da Unidade da cidade. Ficou acertada a realização de uma audiência pública para debate entre todos os envolvidos.
Ainda em fevereiro, a Presidência da Câmara recebeu a notícia de que unidade dos Correios permaneceria em Santo Antônio, fruto da união dos poderes e entidades. Audiência pública que seria realizada acabou sendo cancelada.

– Ainda em fevereiro, o Presidente e o Vice-Presidente, junto com a bancada do PTB, entregaram ofício em mãos ao Secretário de Segurança Pública do RS e Vice-Governador para solicitar armamento e mais efetivo para a cidade.

– Em março, diante de dificuldades no Lar Oscar Vargas, Câmara se juntou à comunidade e começou a arrecadar donativos para a instituição.

– Para aproximar o cidadão de seus representantes, a Câmara criou uma conta no Facebook e no Instagram – até então, o Poder Legislativo não tinha interação com a sociedade nas mídias digitais.

– Ainda no começo da gestão, iniciaram as tratativas para instalação de câmeras no plenário com o objetivo de transmitir as sessões do Legislativo ao vivo.
Em 29 de abril, começaram, pela primeira vez na história da Câmara Municipal, as transmissões ao vivo das sessões pelo Facebook da Câmara. Na primeira sessão ao vivo, 5,8 mil pessoas visualizaram a publicação. Para aumentar ainda mais a transparência, a Presidência incluiu, na Folha Patrulhense, no espaço institucional semanal, a divulgação dos projetos aptos para votação na sessão seguinte.

– Em julho, a Câmara firmou parceria inédita com a FURG, sem nada de custos para o Poder Legislativo. De forma voluntária, através da universidade e sob a liderança da professora Alini Mariot, os funcionários da Câmara e os vereadores de Santo Antônio passaram a ter aulas de LIBRAS após o horário de expediente. A iniciativa foi parar no jornal Zero Hora e teve repercussão estadual. Em setembro, vereadores e servidores receberam certificado de conclusão do curso, iniciado em 25 de julho e finalizado em 5 de setembro.

– A Câmara foi fundamental para a retomada do rodeio deste ano. Em 8 de novembro, em reunião no Gabinete do Prefeito, o Legislativo se comprometeu a repassar, em 2020, através de emendas impositivas, 15 mil reais para melhorias na infraestrutura do Parque do Sindicato Rural, em Barro Vermelho.

– Uma parceria firmada entre a Câmara de Vereadores e as secretarias de Saúde e Educação permitiu a melhoria do ambiente de trabalho do PIM (Programa Primeira Infância Melhor). O local, que fica no subsolo da Câmara, recebeu novo piso, janela, pintura e nova fiação elétrica. A Câmara custeou o piso, tinta, janela, tijolos, tomadas e fiação elétrica. A Secretaria de Saúde entrou com a mão de obra, e a Educação forneceu pincéis, rolos de pintura e um galão de tinta.

– A Câmara, no último mês do ano, abriu mão de repasse de 350 mil reais (duodécimo) para ajudar a Prefeitura. Ainda assim, encerrou a atual gestão com sobra de recursos. Além de não ter usado o repasse mensal que a Câmara tem dinheiro no último mês do ano, sobrarão recursos para devolução (a quantia exata será anunciada em breve).

Postado: 30/12/2019
Atualização: 30/12/2019