Vereador Valmir Santos presta homenagem ao mestre de capoeira Gato Mola
No final da tarde de sábado (13), na localidade de Agasa, foi realizado o 4º Batizado de Capoeira e troca de cordas do Grupo Sinhá Bahia (Projeto Capoeira na Ilha), sob a coordenação do Mestre Gato Mola. O evento ocorreu no Salão Paroquial e reuniu praticantes, familiares e membros da comunidade.
Durante a cerimônia, o vereador Valmir Santos homenageou Luis Antônio Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Gato Mola, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por meio de diversos projetos sociais desenvolvidos no município, promovendo e difundindo os fundamentos da capoeira. Com esse trabalho, Mestre Gato Mola é pioneiro em Santo Antônio da Patrulha e um dos poucos mestres que nunca interromperam suas atividades, mantendo o projeto ativo desde a sua criação. Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Massulo e seu vice Marcelo Gaúcho e, representando a Casa Legislativa, o vereador Valtair Andrade.
Em especial, na localidade de Agasa, o Projeto Capoeira na Ilha, iniciado em 2022, vem se destacando pelo esforço coletivo e compromisso social. Atualmente, conta com 18 integrantes e tornou-se referência em arte, formação cidadã e valorização da cultura brasileira, o que também motivou a entrega de um diploma de reconhecimento.
Para o vereador, a capoeira é uma importante expressão cultural, cuja história está diretamente ligada às raízes do país. Trata-se de uma manifestação que reúne esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de africanos escravizados trazidos ao Brasil, valorizando a herança afro-brasileira e a identidade cultural marcada pela resistência histórica.
Em Santo Antônio da Patrulha, a capoeira atrai jovens de diversas classes sociais e em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um caminho positivo e um novo propósito. Além disso, promove atividade física e saúde mental, inclui idosos e pessoas com mobilidade reduzida, fortalece a autoestima, a disciplina e os vínculos sociais, além de ensinar valores e incentivar a superação. Essas iniciativas demonstram o poder transformador da capoeira, que vai além da luta e da dança, consolidando-se como um importante agente de mudança social e cultural.

Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 15/12/2025 Atualização: 15/12/2025 Acessos: 58