Vereador Valtair sugere que Santo Antônio instale Bueiros Inteligentes

O outono de 2019 já é um dos mais chuvosos dos últimos tempos. Com tanta precipitação é impossível que muitas ruas e, não raro, bairros inteiros, fiquem abaixo d´água. Garrafinhas, sacos plásticos, copos descartáveis e embalagens de isopor, muitas vezes, ficam acumulados nos bueiros por onde deveriam passar, apenas água e são, muitas vezes, causas de ruas alagadas.

Pensando em como isso pode ser evitado, o vereador Valtair Andrade (Pelado), protocolou a Indicação nº 041, sugerindo a implantação de um projeto chamado “Bueiro Inteligente” como forma de prevenção às enchentes no município de Santo Antônio da Patrulha, a exemplo de outras cidades em que a ação foi implantada com sucesso. Na mesma linha, o Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação do acessório em questão, também foi protocolado.

O “bueiro inteligente” consiste na instalação de um coletor (filtro ou peneira) de resíduos sólidos na entrada das galerias de escoamento de água. Trata-se de uma espécie de cesta encaixada às bocas de lobo, proibindo que materiais sólidos entrem no encanamento.

Segundo o vereador, este sistema deve reduzir a obstrução dos bueiros e agilizar o trabalho da limpeza da cidade, além de ser uma solução preventiva de problemas futuros e colaborar com o meio ambiente.

Postado: 19/06/2019
Atualização: 19/06/2019