Vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia visita a Câmara de Vereadores

A Vereadora da Capital, Comandante Nádia, visitou nesta quinta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha. A Tenente Coronel da Reserva da Brigada Militar foi recebida pelo presidente da Casa Legislativa, André Selistre, com os demais vereadores e convidada a participar da Mesa Diretora durante a 2ª Reunião Extraordinária, ocorrida nesta manhã.

No uso da tribuna, a Comandante Nádia falou sobre os temas que tem se dedicado no parlamento municipal. A vereadora tem se destacado em grandes debates em prol dos porto-alegrenses. É conhecida por seu engajamento político em pautas sociais, como campanhas de alimentação, roupas e outras.

Em 2016, a Comandante Nádia elegeu-se vereadora de Porto Alegre. Em 2020, foi reeleita, sendo a 4.ª vereadora mais votada entre os 36 eleitos. Ela fez 11.172 votos. Como parlamentar, tem se dedicado a temas voltados nas áreas da segurança pública, economia, educação e cultura.

Na Brigada Militar, ingressou em 1989 e atuou por 27 anos, na linha de frente do policiamento ostensivo. Entre os diversos cursos, realizou o de treinamento para busca e localização de artefatos explosivos no Batalhão de Operações Especiais. No ano de 2007, no posto de Major, foi a primeira mulher designada para comandar um batalhão de Polícia Militar, da história do Rio Grande do Sul.

Ela assumiu o 40.º BPM, sediado em Estrela, e com responsabilidade administrativa e operacional em 11 municípios do Vale do Taquari. Em 2012, comandou por três anos na Capital o 19.º BPM, responsável pela segurança da zona leste de Porto Alegre.

Também em 2012, implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul, projeto ousado e pioneiro em âmbito nacional. Pela primeira vez na história a Polícia Militar teve como objetivo fazer cumprir as medidas protetivas de urgência às mulheres vítimas de violência doméstica.

No final da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores André Selistre, presenteou a Comandante Nádia com o livro Pelos Caminhos de Santo Antônio da Patrulha. Uma edição que reúne um total de 250 fotografias que teve como objetivo mostrar o município com os olhos de diversos fotógrafos, a maioria deles, amadores. A idealização do projeto surgiu através de um grupo de uma rede social, cujos membros postavam imagens das belezas naturais da cidade. A partir de uma seleção, a coordenadora do projeto Carmen Alminha Monteiro, priorizou também a história de Santo Antônio da Patrulha, a obra surgiu e ganhou forma, já tendo sido lançada no município de origem com ótima aceitação e excelente repercussão.

Postado: 27/01/2022
Atualização: 27/01/2022