sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Vereadora Gerusa Silveira participa do último Café da ACISAP do ano
Vereadora Gerusa Silveira participa do último Café da ACISAP do ano

Representando a Casa Legislativa, a vereadora Gerusa Silveira participou do último Café da ACISAP de 2025, realizado na Casa DaColônia. O encontro teve como destaque a palestra da tenente-coronel da Brigada Militar e vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia Gerhard, reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência doméstica.

Também estiveram presentes o prefeito Rodrigo Massulo, a chefe de gabinete Nívia Patrícia, secretários municipais, diretores, representantes da Brigada Militar, OAB e associados da entidade.

Com o tema “A importância da Lei Maria da Penha na proteção da mulher e da família e o empoderamento feminino”, a palestrante destacou o papel fundamental da Lei nº 11.340/2006 como um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo ela, a legislação não apenas tipifica a violência como crime, mas também estabelece mecanismos eficazes de proteção às vítimas.

Durante sua fala, a Comandante Nádia ressaltou que a Lei Maria da Penha proporciona um atendimento especial e humanizado, beneficiando não só a mulher em situação de violência, mas toda a família, que também sofre os impactos desse cenário. Iniciativas como a Patrulha Maria da Penha, implantada no Rio Grande do Sul com sua participação ativa, têm como objetivo garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência, assegurando maior segurança às vítimas.

Uma das primeiras mulheres a comandar um batalhão da Brigada Militar, Nádia é reconhecida como símbolo de empoderamento feminino na segurança pública. A vereadora utiliza sua trajetória para inspirar outras mulheres e defender políticas públicas voltadas à proteção dos direitos femininos, como a criação do Prêmio Mulheres Inspiradoras.

A palestrante também reforçou a importância da conscientização sobre os diferentes tipos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e incentivou a denúncia, orientando as vítimas a procurarem ajuda por meio do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Além da atuação na área da segurança pública, Nádia Gerhard utiliza seu mandato parlamentar para propor e apoiar iniciativas relacionadas ao tema, como exposições e o lançamento de um livro que aborda o impacto da Patrulha Maria da Penha, reafirmando seu compromisso contínuo com a defesa das mulheres e o fortalecimento das políticas de proteção.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 18/12/2025
Atualização: 19/12/2025
Acessos: 61

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo