Vereadores buscam bons exemplos na cidade de Dois irmãos

Após uma visita a cidade de Dois Irmãos, para conhecer uma iniciativa da administração local onde o que era lixo é transformado em benesses, o vereador Marcelo Gaúcho protocolou uma Indicação sugerindo que o município de Santo Antônio da Patrulha siga o exemplo e beneficie a comunidade patrulhense.

A indicação nº 045/18 sugere que seja adquirido um Triturador de Podas especial, com descarte em adubo, visando aproveitar os resíduos, ao mesmo tempo em que sanaria as necessidades dos munícipes com relação ao descarte das podas de arvores e limpezas dos respectivos terrenos.

Acompanhado do vereador Rodrigo Massulo, e o do agricultor patrulhense Alexandre Silveira Ramos, Marcelo pode verificar em Dois Irmãos que o triturador funciona de forma simples, rápida e não oferece perigo para quem está operando a máquina. O serviço é feito no mesmo local em que as podas são recolhidas, transformando-as em adubo instantaneamente. O produto gerado pelo triturador é alcançado aos produtores rurais do município, que podem usar um adubo de qualidade e sem componentes químicos.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Industria, Comércio e Turismo, João Luiz Weber, o custo da máquina fica em torno de R$ 138mil. O investimento é pequeno em relação a grande economia não só de energia humana, pois a equipe diminuiu de 6 para apenas duas pessoas, mas de gastos com combustíveis, visto que o que antes era feito por 3 caminhões agora necessita somente de um.

Os vereadores também conheceram o Horto Municipal, mantido pela administração Municipal de Dois Irmãos, onde são produzidos alimentos como bergamota, laranja, aipim, couve, rabanete, cenoura, pepino, temperos verdes e chás, dentre tantos outros. Estes produtos estão divididos em pouco mais de três hectares e abastecem as 12 escolas da rede municipal e o Projeto Global, totalizando 3.549 estudantes.

Conforme levantamento feito pelo Departamento de Agricultura, no último ano, foram produzidas 40 toneladas de alimentos. Os alimentos excedentes são doados para as Unidades Educativas da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI). O Horto Municipal também é utilizado pelas escolas da rede municipal de ensino do município para visitas relacionadas à educação ambiental e aprendizagens sobre plantio e cultivo dos alimentos.

Além do Horto contar com uma terra bastante fértil, o município utiliza os galhos triturados das podas feitas pela cidade. O material após a sua compostagem é usado nos canteiros.

Postado: 28/05/2018
Atualização: 28/05/2018