Vereadores do MDB destacam passagem de 90 anos da Igreja Matriz

Os vereadores da Bancada do MDB no Legislativo Municipal, Charlis Santos, Manoel Adam, Adelino Stecanela e Jair Belloli, apresentaram na sessão ordinária da Câmara de Santo Antônio da Patrulha, realizada no dia 03 de dezembro, votos de congratulações à Paróquia de Santo Antônio, extensivo aos seus párocos, ministros e fieis religiosos da comunidade católica, alusivo ao aniversário de 90 anos de inauguração da Igreja Matriz, celebrado no dia 25 de novembro de 2018, cuja construção foi iniciada em 1847, portanto há 171 anos.

No requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Câmara, os proponentes observam que a construção da Igreja Matriz começou no longínquo ano de 1847 e como ela era demasiadamente grande para os recursos da comunidade à época, suas obras foram paralisadas no ano de 1849 ficando assim por 76 anos, semiacabada, com mais ou menos 60% da obra prontos. Toda a parte do arco do altar mor para trás, incluindo a sacristia estava concluída, inclusive com o telhado. Também as paredes até a porta da frente, numa altura de mais ou menos três metros e meio (onde começam os vitrais hoje) estavam concluídas. Podemos afirmar então, com certeza, baseados em documentos oficiais, que a Igreja Matriz Santo Antônio tem hoje 171 anos desde o início de sua construção. Nos 76 anos da paralisação das obras, as missas eram celebradas em casas particulares, até o dia em que, com uma permuta por um terreno localizado na antiga Rua Direita, hoje Avenida Borges de Medeiros, foi construída uma igreja provisória, inaugurada no ano de 1853. No mês de janeiro de 1925, foram reiniciadas as obras da atual igreja com o legado de Rs 30:000$000 (trinta contos de réis), deixado em testamento a favor da Paróquia Santo Antônio pelo professor Cândido Gomes de Barros e esposa Maurícia. Com o valor deste legado importante, a comunidade também se mobilizou e foi incansável na busca de recursos para a conclusão da igreja. O padre Isidoro Rescka, pároco da época, foi o grande comandante dessa mobilização. O engenheiro responsável pela obra foi o Dr. Viterbo de Carvalho, de Porto Alegre, que projetou a obra em duas “phases” e, pelo trabalho, ele recebeu durante o ano de 1925, em três parcelas, o valor de R$ 32:497$400 (trinta e dois contos, quatrocentos e noventa e sete mil e quatrocentos réis). No dia 25 de novembro de 1928, ela foi inaugurada com uma missa solene, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom João Becker, juntamente com o pároco da época, padre Isidoro Rescka. Quando inaugurada, ela já tinha os vitrais, mas ainda não tinha a torre, que só foi construída no ano de 1929. Os sinos que lá estão foram trazidos da antiga Igreja da Rua Direita (atual Borges de Medeiros), e são os mesmos ainda hoje. Eles são de 1911. O relógio foi doado pela firma “Casa Rosa, Araújo e Cia Ltda.” de Porto Alegre em 30 de junho de 1930 e instalado no dia 21 de setembro do mesmo ano. Ele foi fabricado pelo senhor Bruno Schwertner da cidade de Estrela/RS. A porta principal, a mesma de hoje (2018), foi instalada no ano de 1932, até então era uma porta provisória. As escadarias da igreja iniciaram-se no ano de 1930 e foram concluídas no ano de 1932, bem como as calçadas da frente. A construção do altar-mor foi iniciada no ano de 1935 e inaugurada em março de 1937. As imagens que ali estão, de Santo Antônio e Sagrados Corações de Jesus e de Maria, também são da mesma época. A bonita Via Sacra foi adquirida com doações da comunidade no ano de 1935. A pia batismal é a peça mais antiga da igreja, pois é contemporânea da primeira capela (1760). As duas pias de água benta que estão na entrada da igreja, foram instaladas em 1931 e vieram da antiga igreja de Porto Alegre e onde hoje é a Catedral Metropolitana. A Igreja Matriz Santo Antônio é o único imóvel tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de nosso município, pela lei nº 5973, de 07 de abril de 2010, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva.

Postado: 04/12/2018
Atualização: 04/12/2018