Vereadores do MDB visitam obras do Campus da FURG

Na manhã do dia 5 de junho, os vereadores Charlis Santos e Manoel Adam visitaram as obras do Campus Santo Antônio da Patrulha da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Campus FURG-SAP). Os parlamentares da Bancada do MDB foram recepcionados na unidade localizada no bairro Bom Princípio pelo diretor do campus, Antônio Valente, e pelo supervisor de campi de infraestrutura, Arlindo Gonçalves.

Na ocasião, os vereadores percorreram os dois prédios em fase de conclusão, o Administrativo e o Centro de Convivência, e as outras duas obras em andamento. A Casa do Estudante, com três andares e capacidade para abrigar até 60 moradores, deve ser concluída em 2019. Já o pavilhão com 16 salas de aula tem entrega prevista para 2020 e deverá atender os novos acadêmicos dos cursos de Administração noturno e Engenharia de Produção.

Há dois anos paralisadas, as obras do campus da FURG na área de 32ha foram retomadas com recursos próprios da Universidade depois da obtenção da garantia de liberação do pedido de R$ 3,5 milhões por parte da instituição à Secretaria Nacional do Ensino Superior do Ministério da Educação.

Envolvido com a FURG desde quando o Município destinou aquela área no bairro Bom Princípio à universidade, o vereador Manoel Adam disse que se trata de um sonho se materializando ao garantirmos uma estrutura com ensino superior gratuito aos nossos jovens. O vereador Charlis Santos, por sua vez, também tem trabalhado para consolidação do Campus FURG-SAP, tendo ido a Brasília recentemente para tratar exclusivamente da obtenção de garantia e prazo de liberação dos recursos para continuidade e conclusão das obras.

Animado com a retomada das obras, o diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente, destacou que a área estará sempre em transformação. “É só o começo de uma nova era que mudará a cidade. Temos plano para 10 novos cursos e isso fará com que tenhamos mais 18 professores que deverão morar e consumir aqui”, afirma Valente.

Para consolidação total do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, estimado em R$ 20 milhões, estão previstos no projeto além da construção de dois prédios de sala de aula e da casa do estudante, laboratórios, biblioteca, restaurante universitário, implementação de infraestrutura de ruas, estacionamento e acessibilidade.

Histórico da FURG-SAP

Em 2010, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha procedeu a doação de uma área de 32ha à FURG, para a construção de um amplo campus universitário na cidade. Neste local, atualmente denominado “Unidade Bom Princípio”/Campus FURG-SAP, foi de imediato construído um Centro Tecnológico a partir de um projeto da EQA/FURG, com apoio da Finep através do Edital CT Infra Novos Campi 2009.

Em seguida, iniciaram-se as obras para a construção de um pavilhão com dezesseis salas de aula, uma casa de estudante com capacidade para sessenta alunos, um prédio administrativo e um prédio para ponto de convívio dos alunos, atualmente em construção.

Em 2011, foi criado o Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais. Em março de 2014, seguindo o planejamento estratégico para o novo campus fora da sede e atendendo a sua vocação para a área da tecnologia, foram oferecidas mais sessenta vagas na graduação, desta vez para o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Física, Matemática ou Química), vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF/FURG). Neste mesmo ano, foi criado o Diretório Acadêmico das Ciências Exatas.

Em setembro de 2014, a Resolução n. 23/2014 do Conselho Universitário da FURG dispôs sobre a implantação de uma estrutura administrativa temporária para os campi fora da sede, Campus Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP), Campus São Lourenço do Sul (Campus SL) e Campus Santa Vitória do Palmar (Campus SVP). A partir da referida resolução, aconteceu a eleição do primeiro diretor do Campus FURG-SAP, num processo de escolha envolvendo a participação dos estudantes regularmente matriculados nos cursos oferecidos no campus e de todos os docentes e técnicos administrativos.

No dia 10 de abril de 2015, ocorreu a primeira aula na Unidade Bom Princípio, tendo em vista a falta de espaço físico na Unidade Cidade Alta.
Em 2016, foi aprovado o oferecimento do primeiro curso de pós-graduação no Campus FURG-SAP, denominado Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos, vinculado à EQA/FURG, com 25 vagas disponíveis e ingresso no primeiro semestre letivo de 2017.
No mesmo ano, foi também aprovado o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, lotado no IMEF/FURG, com início previsto para o segundo semestre de 2017.

Ainda em setembro de 2016 foi criada a Associação Atlética FURG-SAP pelos estudantes das Engenharias Agroindustriais e o Coletivo Diversação.
Em maio de 2017, foi aprovado pelo COEPEA o projeto para a criação do curso de Especialização em Gestão Agroindustrial, vinculado à EQA/FURG, cuja primeira turma está prevista o segundo semestre de 2017.

Seguem também os estudos preliminares para a criação de mais dois cursos de graduação, um deles a ser vinculado à Escola de Engenharia (EE/FURG) que aguardam a liberação de vagas do Ministério da Educação para a realização de concurso público para novos servidores (docentes e técnicos).

Postado: 11/06/2018
Atualização: 11/06/2018