Vereadores do MDB visitam obras do Posto de Saúde do Bom Princípio

Os vereadoes Charlis Santos, Jair Belloli e Manoel Adam, da Bancada do MDB na Câmara de Santo Antônio da Patrulha, estiveram visitando as obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde da Cohab – ESF Bom Princípio no último dia 24. A obra está orçada em R$ R$ 232.436,07 (R$ 140.917,69 de material e R$ 91.518,38 de mão-de-obra) e está prevista para ser entrega até o fim do ano.

A empresa Campos Gonçalves & Cia Ltda – ME é responsável pela prestação de serviços e fornecimento de materiais destinados à execução da obra, conforme contrato firmado com o Município no dia 8 de maio de 2018.

Com a ampliação aproximada de 76m², mais e melhores serviços em saúde serão ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde àquela comunidade. As obras compreendem salas para recepção e lavagem, sala para agentes comunitários, banheiro para funcionários, banheiros ao público, copa (cozinha), reforma interna da estrutura já existente, como troca de todo o piso e telhado, pintura interna e externa, troca de torneiras, reforma das salas de imunização e de enfermagem, bem como das salas de DML e expurgo, dentre outras melhorias.

O Posto de Saúde da Cohab presta atendimentos a uma população de 3400 pessoas, todas moradoras da região. Segundo a enfermeira chefe Lair Muniz, o posto atende diariamente uma média de 50 pessoas. “Além do atendimento diário normal no posto, eu e mais uma agente comunitária fazemos visita semanal aos doentes acamados do bairro”, avisa Lair, que ainda informa a existência de grupos de saúde preventiva.

Atuando há 18 meses no local, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal, a médica cubana Yunia Acosta Garcia se sente adaptada ao lugar. “Gosto daqui e das pessoas. Estou feliz e realizada em meu trabalho neste lugar”, revela a profissional que conquistou a simpatia da comunidade.

Grupos de trabalho

O Grupo de Hiperdia (hipertensos e diabéticos) reúne-se mensalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com diferentes palestras, medição de peso e pressão, testes de glicose, HIV, hepatites e sífilis. O Grupo de Gestantes também tem encontro mensal com Pastoral da Criança do Conselho Tutelar.

Exames preventivos

O Posto de Saúde da Cohab realiza semanalmente exames preventivos de mama e de câncer de colo do útero. Sempre que há suspeita, é solicitada mamografia com encaminhamento e agendamento de exame. O pré-natal das gestantes também ocorre semanalmente às quintas-feiras.

Postado: 06/06/2018
Atualização: 06/06/2018