Vereadores do PTB fazem indicação para alteração do padrão de motoristas da prefeitura

Os vereadores Marcelo Gaúcho, Samuel Souza e Jorge Elóy de Oliveira, preocupados com a valorização de um cargo de extrema importância para o funcionamento da prefeitura, fizeram uma indicação, ao prefeito, no sentido de sugerir uma mudança no padrão do cargo de motorista. O documento nº 047/2017 foi protocolado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a 24ª, no dia 17 de julho.

A sugestão indica um estudo de viabilidade para alteração do padrão do cargo de provimento efetivo dos detentores do cargo de Motoristas da municipalidade, valorizando assim uma categoria que é indispensável para o bom andamento das atividades do ente público.

Tal medida justifica-se tendo em vista as inúmeras atribuições desta categoria. Tais como: dirigir veículos automotores, de acordo com as normas de trânsito e as instruções recebidas e zelar pelo funcionamento, abastecimento, limpeza e conservação dos veículos, inspecionar o veículo, antes da saída, verificando o estado dos pneus, os níveis de combustíveis, água, testando freios, parte elétrica e outros mecanismos, para certificar-se de suas condições de funcionamento, tomar providências para sanar as irregularidades detectadas. Além disso, devem dirigir corretamente caminhões, ônibus e peruas de transportes de estudantes e demais veículos pertencentes à frota municipal, obedecendo ao Código Nacional de Trânsito, recolhendo e transportando pessoas, cargas, materiais e equipamentos em locais e horas determinadas, conduzindo-os segurança conforme itinerários estabelecidos e comunicar a quem de direito qualquer defeito porventura existente, não transitando com o mesmo até que se realize o conserto para prevenir acidentes ou transtornos quando em trânsito.

Outras pertinências do cargo incluem fazer reparos de emergência, quando possível, e troca de pneus, para que possam movimentar o veículo até que seja providenciado o reparo; promover o abastecimento de água, combustível e óleo do veículo e a sua lubrificação, quando indicada, para mantê-lo em condições de uso; zelar pela manutenção do veículo, comunicando falhas, se houver, bem como solicitar reparos e providenciar a limpeza do mesmo; efetuar anotações de viagens realizadas, quilometragem rodada, itinerários e outras ocorrências, seguindo as normas estabelecidas pelas autoridades competentes e recolher o veículo após o serviço, deixando-o estacionado e fechado corretamente, para possibilitar sua manutenção e abastecimento, entre outras tantas.

Marcelo acrescenta que a valorização do servidor estimula o mesmo a realizar seu trabalho com ainda mais zelo e entusiasmo. Alguns motoristas participaram da última sessão ordinária, apoiando a iniciativa dos vereadores. A indicação foi referendada pelos demais vereadores durante a reunião.

Postado: 19/07/2017
Atualização: 19/07/2017