Vereadores patrulhenses visitam o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um dos principais centros de inovação do RS

Nesta semana, dia 04 de outubro, os vereadores Ezequiel Peixoto, Ricardo Pires e Sérgio Airoldi visitaram a sede do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha (ACISAP) e a FURG. Foram recebidos pelo executivo de novos negócios e comunidade do Instituto Caldeira, Pietro Biazus, que falou sobre o início e formatação do Instituto, a forma de trabalho e possíveis parcerias com o município e empresas da região.

O Instituto Caldeira é um hub que reúne iniciativas e parceiros ligados à nova economia, a fim de conectar grandes empresas a startups. A instituição foi fundada por 39 empresas com o objetivo de promover a inovação. Também pretende fomentar a economia criativa, com incentivo à tecnologia e inovação, e promoção de novos talentos entre os jovens. O Instituto visa o futuro, estimulando a criatividade do povo gaúcho. Está localizado numa área de 22 mil metros quadrados onde era a sede das antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner.

O objetivo da visita foi aproximar a cidade do espaço que é destaque na área de inovação e tecnologia na rede pública de ensino, buscando referências para os projetos de Santo Antônio da Patrulha, bem como ver possíveis parcerias envolvendo o instituto e o município, ou oportunidades para as empresas locais.

O Instituto Caldeira está aberto para visitações, basta agendar. No local são recebidas comitivas de prefeituras e empresas de todo o estado.

Postado: 05/11/2021
Atualização: 05/11/2021