Vereadores pedem reabertura do comércio em Santo Antônio da Patrulha

Flexibilizar ou não o comércio é uma das polêmicas em meio à pandemia do coronavírus. Por isso, no uso da tribuna desta segunda-feira, dia 20, na 10ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, Valtair Andrade, em nome da bancada do PP, fez um pedido verbal solicitando que seja encaminhado um ofício ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pedindo a flexibilização do comércio em Santo Antônio da Patrulha.

O Supremo Tribunal Federal decidiu, alguns dias atrás, pela autonomia dos Estados e municípios na tomada de decisões em relação a flexibilização da quarentena em tempos de Covid-19. Cidades vizinhas já implantaram regras para a volta do comércio, e também outras cidades já estão se movimentando nesse sentido. Um pedido no mesmo sentido também foi encaminhado pela Prefeitura local.

As bancadas do PP e PTB compartilham que sejam cumpridas todas as regras de isolamento vertical, em que os idosos e outras pessoas do grupo de risco continuem em suas casas e reaqueça a economia para que mais pessoas não percam seus empregos.

O comércio local, segundo os parlamentares, já está com um imenso prejuízo. Este desequilíbrio imposto pela quarentena tem enfraquecido muitas empresas, gerando dívidas e desemprego.

Por fim, os parlamentares ressaltam que são favoráveis à flexibilização, com os estabelecimentos respeitando as regras indicadas e com a devida fiscalização.

Postado: 22/04/2020
Atualização: 22/04/2020