Vereadores Samuel e Ricardo sugerem um ambiente urbano mais organizado

Organizar os cabos, fios elétricos e telefônicos em áreas urbanas é uma questão importante para a estética, segurança e funcionalidade das cidades. O emaranhado de cabos pode não ser apenas visualmente perturbador, mas também representa riscos à segurança, como incêndios e problemas de infraestrutura em situações climáticas adversas.

Com foco na melhoria da infraestrutura urbana de Santo Antônio da Patrulha, os vereadores Samuel Souza e Ricardo Pires apresentaram duas indicações com o objetivo de criar soluções que beneficiem diretamente a segurança da população.

Nesta semana, durante Reunião Ordinária, o vereador Samuel Souza apresentou a Indicação nº 322/2023 sugerindo o agendamento de uma reunião com as empresas CEEE Grupo Equatorial Energia, operadoras de telefonia, empresas locais de internet e demais partes interessadas para discutir a implementação de uma campanha “Operação Poste Limpo” no município.

A discussão pode abranger uma variedade de perspectivas e preocupações relacionadas à remoção responsável de cabos e fios necessários, mas também facilitar o planejamento de ações, evitando possíveis obstáculos no fornecimento de serviços enquanto os cabos e fios intermediários são removidos. “Essa reunião permitirá que todos os envolvidos entendam os objetivos da iniciativa, compartilhem seus desafios e contribuam com soluções práticas para garantir a eficácia da operação”.

O vereador Ricardo Pires, em sua Indicação nº 323/2023 propõe, ao Poder Executivo, em aderir a iniciativa de remoção responsável de cabos e fios desnecessários, obsoletos ou irregulares na sede do município. Para ele, tal ação não apenas contribuirá para a redução da poluição visual, mas também mitigará riscos relacionados a acidentes causados por fios soltos, além de promover um ambiente urbano mais seguro e organizado. “Uma medida proativa para a melhoria da estética urbana e, mais importante ainda, a segurança de nossa comunidade”.

As indicações foram lidas e aprovadas, por unanimidade, na noite de segunda-feira (04), durante a 44ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores.

Cabe ressaltar que, na primeira quinzena do mês de outubro/2023, o vereador Gabriel Diedrich já havia levantado esta discussão durante a 36ª Reunião Ordinária sob alvo de constantes críticas da população.

Essa abordagem colaborativa e inclusiva é fundamental para garantir que a implementação da “Operação Poste Limpo” seja bem-sucedida e atenda às necessidades de todas as partes envolvidas, resultando em benefícios tangíveis para a comunidade, promove um ambiente urbano mais organizado, o que pode influenciar positivamente a qualidade de vida dos moradores. Ruas mais limpas e seguras geralmente incentivam uma sensação de comunidade mais forte e saudável.

Postado: 05/12/2023
Atualização: 05/12/2023