Vereadores Samuka e Diego sugerem a instalação de um “ecoponto” no município

A disponibilização de um espaço no município para descarte correto de materiais e objetos que não possam ser descartados no lixo comum é tema da Indicação nº239/2021, aprovada pelos vereadores(a), na 39ª Reunião Ordinária, no dia 28 de outubro.

A indicação foi proposta pelos vereadores Samuel Souza (PTB) e Diego Portal (PDT) onde sugerem, ao Poder Executivo, a criação de um ecoponto (contentores de grande dimensão que servem para fazer a coleta seletiva de lixo de várias naturezas), administrado pelo poder público ou por empresas privadas, e que receba de forma gratuita o descarte de entulhos, restos de poda, móveis velhos, aparelhos eletrônicos entre outros.

A ideia é oferecer à população em geral um local adequado para receber outros tipos de objetos que não podem ser descartados em lixo comum, assim evitando o descarte em terrenos baldios, ruas entre outros lugares inadequados. A indicação possui o objetivo de implantar, neste primeiro momento, em um local adequado para a população na área urbana. O ecoponto já existe em várias cidades brasileiras.

Samuka salienta que o atendimento de tal indicação significa contribuir com o embelezamento da cidade e a preservação ambiental, pelo combate ao descarte irregular de lixo.

Este é um dos assuntos mais presentes nas discussões no Mundo, e que chama atenção para a consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.

“Os lixões são os maiores vilões da saúde ambiental e humana”, conclui Diego.

Postado: 03/11/2021
Atualização: 03/11/2021