Vice-prefeito e vereadores discutem sobre o projeto de interiorização e acolhimento de Venezuelanos no município

O vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz esteve presente na tarde desta segunda-feira (01), em reunião com a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) acompanhado da Secretária Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos e a Procuradora do Município, Margere Oliveira para discutir o plano de trabalho sobre o acolhimento de estrangeiros.

O vice-prefeito ressaltou que diversos Ministérios estão envolvidos, como o da Educação, Saúde, Defesa, entre outros, dando suporte para o acolhimento, inclusive depois dos seis meses iniciais. Além dos Ministérios a ação também é sustentada pela Força Aérea Brasileira, Exército, Marinha do Brasil, ONU, entre outras organizações não governamentais.

O Município receberá R$ 400,00 por indivíduo acolhido do Ministério do Desenvolvimento Social e recursos da ONU para outras despesas, como o alojamento. Zezo afirmou que todos esses Ministérios estarão apoiando Santo Antônio da Patrulha e os patrulhenses em outras causas, relacionadas à assistência social, saúde, educação, segurança, entre outras.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Eloy de Oliveira (PTB) disse que é favorável ao projeto de interiorização e se colocou a disposição para ajudar.

A Secretária Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos assegurou que o Município oferece toda a ajuda necessária às famílias de baixa renda de Santo Antônio da Patrulha, através de programas sociais, de doações e de cursos de qualificação profissional.

A Procuradora do Município, Margere Oliveira em sua fala deixou claro que os estrangeiros já virão de Roraima com um primeiro atendimento realizado, como emissão de documentos, atualização de vacinas, entre outras providências. Eles serão integrados aos serviços sociais disponíveis no município, como programas existentes, mantidos pelos governos estadual e federal.

Após a apresentação do projeto foi aberto espaço para perguntas. Participaram da reunião, além dos citados, os vereadores André Selistre (PSB e presidente da CCJ), Marcelo Gaúcho e Samuel Souza (PTB), Valtair Andrade (Progressista), Manoel Adam, Jair Belloli e Adelino Stecanella (MDB), Igor Oliveira, Assessor Jurídico da Câmara de vereadores.

Postado: 02/10/2018
Atualização: 02/10/2018