Vieira quer combater a prática de dar esmolas nas ruas em Santo Antônio

O vereador Antônio Vieira Dias vem trabalhando desde o início de 2021 na tentativa de promover não apenas a conscientização sobre a mendicância, mas também a valorização da dignidade humana e a busca por soluções efetivas para aqueles em situação de vulnerabilidade. Após todo este tempo, nesta semana, o vereador retornou a falar sobre o assunto.

Vieira destaca questões importantes que reforçam a necessidade de combater a prática de dar esmolas nas ruas. O fato de que muitas vezes o dinheiro recebido pelos usuários em situação de rua é utilizado para alimentar vícios em drogas e álcool é uma realidade preocupante. Isso não apenas perpetua o ciclo de dependência dessas pessoas, mas também contribui para a manutenção de problemas sociais mais amplos, como o consumo e o tráfico de drogas.

“A abordagem agressiva por parte dos usuários em situação de rua pode gerar desconforto e dificuldades para a população em geral, bem como para o funcionamento dos comércios locais. Essa situação pode afetar negativamente a qualidade de vida da comunidade e o desenvolvimento econômico da região. Acredito que, o encaminhamento para os órgãos competentes, podem oferecer o apoio correto e adequado para essas pessoas, como uma abordagem mais eficaz e sustentável”, afirma Vieira.

A proposta de criar uma campanha com placas informativas em locais estratégicos da cidade, como semáforos, praças, paradas de ônibus e comércios, além da distribuição de panfletos, é uma maneira eficaz de sensibilizar a população sobre o impacto negativo das esmolas. A Indicação nº 037/2024 foi lida e aprovada por unanimidade, durante a 5ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira (04).

A campanha “Não Dê Esmolas, Dê Dignidade” tem o potencial de mudar percepções e comportamentos, incentivando a população a apoiar iniciativas mais eficazes de combate à pobreza e de inclusão social. Espera-se que essa medida tenha um impacto positivo e significativo na comunidade, mas também na vida daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade em Santo Antônio da Patrulha.

Postado: 07/03/2024
Atualização: 07/03/2024