Vieira sugere aquisição de “castramóvel” através de emendas parlamentares

O vereador Antônio Vieira Dias (MDB) apresentou a Indicação nº 094/2022 durante a 13ª Reunião da Câmara de Vereadores de Santo Antônio, realizada na segunda-feira (02), questionando ao Poder Executivo sobre a aquisição de um castramóvel para auxiliar os atendimentos de castrações de cães e gatos no município. Destaca ainda que os recursos para aquisição poderão ser requisitados através de emendas parlamentares com a contrapartida do município. Em junho de 2021, o vereador Gabriel Diedrich (MDB) já havia levantado o assunto na tribuna defendendo ser uma demanda antiga dos defensores dos animais e de toda a população que amam os animais.

Santo Antônio possui aproximadamente 50 mil habitantes entre área urbana e rural. Já a população de cães e gatos de estimação excede a capacidade da sociedade de cuidar e de fornecer bons lares para eles. Como resultado, dezenas de animais vivem nas ruas ou estão abandonados em organizações não governamentais que carecem de recursos financeiros.

O controle da população canina e felina deve ser uma preocupação primária do bem-estar da sociedade. Afinal, a promoção da saúde dos animais e a saúde pública são interesses que se entrelaçam, uma vez que as ações preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para a saúde pública também protegem os animais, por atuarem na defesa da saúde coletiva.

O castramóvel consiste em um veículo que poderá ser utilizado gratuitamente na castração de animais domésticos abandonados nos bairros ou não, sem que seus tutores se dirijam a alguma clínica particular. Com isso além de facilitar o acesso e o trabalho do órgão, também deve contribuir com o controle reprodutivo dos animais domésticos no município.

O principal objetivo das castrações, segundo Vieira, é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município.

Postado: 04/05/2022
Atualização: 04/05/2022