Vieira sugere que semáforos fiquem no amarelo piscante após as 22h

Muitas pessoas estão queixosas em relação a este assunto, pois os semáforos modernizaram o trânsito da cidade, mas trouxeram algumas preocupações e, por isso mesmo, o vereador Vieira Dias, sugere à prefeitura uma mudança no funcionamento, seguindo o exemplo de diversos municípios vizinhos que a partir das 22h cumprem essa alteração. A medida tem o objetivo de proteger a população que está dirigindo a partir desse horário. A Indicação nº 369/2022 foi aprovada por unanimidade durante a 45ª Reunião Ordinária, realizada na quinta-feira, dia 08.

As queixas são diversas e todas com o espírito de colaboração, quando o cidadão se sente prejudicado, mas o seu desejo é ser coparticipante na resolução dos problemas da cidade.

O vereador argumenta que, após as 22h, condutores de veículos costumam cruzar o sinal vermelho por medo de estarem sendo abordados principalmente por pedintes, público que nesta época de veraneio, aumenta o índice em nossa cidade, já que estamos na rota das praias, e acaba criando o risco de acidentes com outros veículos. A flexibilização noturna dos semáforos promoverá mais segurança aos motoristas.

Os cruzamentos com sinalização amarela intermitente impõem aproximações cuidadosas, nas quais os condutores de ambas as vias obrigam-se a conter a velocidade dos veículos, redobrando a atenção.

O aumento do índice de insegurança, costuma afetar diretamente o comportamento da população. Conforme Vieira tem recebido uma série de reclamações a respeito do funcionamento das sinaleiras nas principais ruas e avenidas do município e também nas vias paralelas e secundárias.

Por estes motivos o vereador encaminhou, ao Poder Executivo e a secretária de Obras, Trânsito e Segurança, a sua indicação para que sejam realizados estudos técnicos sobre a possibilidade de o horário ser antecipado para às 22h. Para ele é uma antecipação relativamente curta no horário e que se aplicada vai oferecer mais segurança a quem trafega no município.

Postado: 14/12/2022
Atualização: 14/12/2022