Viera luta por mais dignidade, respeito e o combate a mendicância

Com o objetivo de conscientizar a população para o combate a mendicância e a valorização da dignidade humana, o vereador Vieira Dias (MDB) encaminhou ao Poder Executivo sua Indicação nº 092/2021, aprovada por unanimidade, na 15ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores. O vereador sugere a criação de uma campanha com placas em várias localidades da cidade (semáforos, praças, paradas de ônibus e comércios), além da distribuição de panfletos informativos.

A proposta busca conscientizar a população sobre o seu papel em evitar dar esmolas às pessoas em situação de rua, principalmente com relações entre mendicância, exploração infantil e a manutenção de vícios, situação que se agravou consideravelmente após o início da pandemia. Outra finalidade é orientar sobre os serviços públicos disponibilizados para a elaboração de perspectivas de futuro e saída da situação de rua a quem necessita em Santo Antônio da Patrulha.

A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para mantê-las nas ruas, dificultando o desenvolvimento social, desvalorizando a moral do indivíduo e deixando expostas a todos os tipos de violência.

“A campanha servirá para esclarecer a população que essas pessoas não precisam de esmolas, mas sim de encaminhamento e atendimento adequado para recuperarem sua cidadania, respeito e dignidade”, reforça Vieira.

Postado: 27/05/2021
Atualização: 27/05/2021