Câmara aprova projetos do vereador Gabriel de reconhecimento aos líderes comunitários

O Poder Legislativo Municipal aprovou por unanimidade dois projetos de lei, de autoria do vereador Gabriel Diedrich, que reconhecem e valorizam a importância das lideranças comunitárias em Santo Antônio da Patrulha.
O projeto de lei nº 176/2022 institui o Prêmio “Líder Comunitário” – que será concedido a dirigentes de associações de moradores e entidades afins, sem fins lucrativos, bem como cidadãos notadamente reconhecidos como lideranças comunitárias, atuando com serviços prestados, tendo conotação, no mínimo, em uma das áreas: cultural, social, esportivo, entre outras atividades prestadas às comunidades.

Conforme o texto do projeto, a concessão do Prêmio Líder Comunitário será anualmente em sessão solene organizada pela Câmara de Vereadores, preferencialmente no mês de maio, através da concessão de uma placa alusiva ao reconhecimento dos serviços prestados. Cada bancada de vereadores com assento no poder Legislativo terá direito a uma indicação de liderança comunitária.

“A iniciativa propõe, mediante ato formal, em audiência solene, evidenciar à sociedade os líderes comunitários, como dirigentes de associações de moradores e de entidades afins, bem como os cidadãos notadamente considerados importantes em suas comunidades, que, por meio de um trabalho altruísta e compromissado com seus representados, buscam, constantemente, a melhoria na qualidade de vida das pessoas, sempre colocando os interesses coletivos acima de seus interesses individuais”, afirma o vereador Gabriel Diedrich.

Já o projeto de lei nº 175/2022 institui o Dia Municipal do Líder Comunitário, a ser comemorado, anualmente no dia 05 de maio, mesma data em que o Congresso Nacional instituiu o “Dia Nacional do Líder Comunitário” (Lei Federal nº 11.287/06) e a Assembleia Legislativa do RS instituiu o “Dia Estadual do Líder Comunitário” (Projeto de Lei nº 1278/07).

O vereador Gabriel Diedrich sustenta que esses projetos de lei são uma forma de reconhecer no cenário local as pessoas que fazem tanto pelo nosso Município e nossas comunidades sem pedir nada em troca.

O parlamentar cita que, muitas vezes, os líderes comunitários doam mais tempo para a comunidade do que para a própria família. “Portanto, é uma homenagem justa, já que são eles que se fazem porta-vozes da sociedade, merecendo todo o reconhecimento, respeito e valorização do trabalho que realizam”, finaliza.

Postado: 26/05/2022
Atualização: 26/05/2022