Diego propõe a criação de uma Unidade Básica de Saúde Animal

Defensor da causa animal, o vereador Diego Portal (PDT) encaminhou, ao Poder Executivo, a Indicação nº 320/2022 propondo a criação da primeira Unidade Básica de Saúde Animal, em Santo Antônio da Patrulha. O intuito do vereador é oferecer os procedimentos necessários para um tratamento digno, incluindo vacinações, remédios, castrações permanentes, exames e pequenas cirurgias aos animais de pessoas de baixa renda e instituições de proteção animal.

Diego salienta que, embora muitos avanços tenham sido observados em Santo Antônio no que diz respeito à proteção animal, ainda há muito a ser feito, já que os números referentes a abandono e maus tratos ainda são expressivos.

Os munícipes muitas vezes não têm condições de pagar consultas veterinárias. Em diversas cidades gaúchas as dificuldades são as mesmas em manter os serviços de castração (particular) ou de profissionais. Na proposta as despesas deverão ser cobertas por recursos próprios do município que poderá fechar convênios e parcerias com organizações sociais especializadas no atendimento médico-veterinário e a sociedade civil organizada.

Esta indicação deve ser considerada como de interesse coletivo, pois trata sobre saúde pública, meio ambiente e das relações afetivas entre animais e pessoas. Mas cabe lembrar que é nosso dever, como seres racionais, dar proteção e zelar pelos animais, visto que coabitam conosco desde os primórdios da humanidade.

Postado: 04/11/2022
Atualização: 02/12/2022