Educação financeira e empreendedorismo na escola: projeto de lei está em análise na Câmara de Vereadores

A baixa instrução sobre o tema da educação financeira e empreendedorismo por parte da população brasileira já é discutida por lideranças públicas há anos. De autoria do vereador Ricardo Pires (MDB), tramita na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, o Projeto de Lei nº 229/2022 que viabiliza o ensino do empreendedorismo e de noções de educação financeira. O texto prevê a inclusão dos temas nas propostas pedagógicas para crianças e adolescentes, nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas do município.

Ricardo defende que é extremamente importante que as crianças e os adolescentes aprendam desde cedo a importância da educação financeira e do empreendedorismo para estarem preparados a empreender por conta própria e para o mercado de trabalho, além de se tornarem consumidores mais conscientes e preparados ao buscar o controle financeiro.

A inclusão destas disciplinas no currículo escolar, no entanto, não vai ser obrigatória. De acordo com o vereador, as instituições de ensino terão liberdade para aceitar ou não a sugestão de colocar esse tipo de ensino em prática. A secretaria da Educação poderá incluir os conteúdos na forma de curso extracurricular ou incorporá-los às disciplinas da grade curricular que apresentem pertinência temática.

Na sua proposta, garante, não ser uma matéria a mais. Trata-se de um conteúdo que será incluído dentro da grade curricular para ser aplicado de forma transversal dentro do ensino entre as disciplinas. Assim abrindo a visão e mudança no comportamento dos futuros cidadãos e empreendedores.

Afinal, a capacitação profissional é um tema ainda distante da realidade da sala de aula. São raras as oportunidades para desenvolver o tema no decorrer da jornada escolar. Como consequência, o aluno deixa os bancos escolares em meio a incertezas sobre o seu futuro profissional. E sem ao menos desenvolver as habilidades e competências que lhe ajudarão na superação dos desafios na busca de colocação no mercado e de uma carreira profissional.

Postado: 23/06/2022
Atualização: 23/06/2022