Vereador Gabriel sugere ampliação do convênio da Santa Casa com a Unisinos para o HSAP

Preocupado com as constantes queixas em relação ao atendimento do Hospital de Santo Antônio da Patrulha administrado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, o vereador Gabriel Diedrich vem apontando sugestões e possíveis soluções de melhorias, pois entende que é preciso ampliar e agilizar a triagem de pacientes e o atendimento médico.

Além de cobrar a implantação de um novo mamógrafo para exames de prevenção ao câncer de mama nas mulheres patrulhenses, solicitar a disponibilização de testes rápidos de Covid19 no pronto atendimento do hospital e falta de profissionais de enfermagem, necessidades apuradas em visitas do parlamentar ao HSAP, Gabriel apresentou na Câmara de Vereadores juntamente com a colega vereadora Jacira a Indicação nº 047/2022 que sugere à administração municipal através da Secretaria de Saúde o estudo da possibilidade de firmar convênio com a Santa Casa e instituições de ensino superior que ofereçam cursos de Medicina a fim de que professores, doutorandos e acadêmicos residentes reforcem as equipes médicas do Hospital de Santo Antônio da Patrulha.

O vereador Gabriel Diedrich cita que a Santa Casa de Misericórdia e a Unisinos já possuem essa experiência e deram um importante passo na consolidação do Dom João Becker em Gravataí como hospital que fomenta o ensino da medicina. Grupos de doutorandos de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva (UTI) da Universidade foram recebidos no mês de fevereiro recentemente pelo Superintendente do HDJB, AntonioWeston, e passaram a atuar junto ao corpo clínico. Também se integram os professores da Unisinos, o que representa mais médicos atendendo as necessidades dos gravataienses.

“Esse convênio da Santa Casa com a Unisinos já existente em Gravataí pode ser estendido para Santo Antônio da Patrulha, onde gradativamente poderíamos ingressar no rol de cidades que contam com estruturas de saúde voltadas ao ensino. A chegada do grupo de doutorandos ampliou a qualidade dos processos assistenciaisno Dom João Becker. A Universidade irá oferecer equipes de residência ao longo de três anos, agregando mais médicos a cada ano. Esse pode ser um caminho para se prestar um atendimento mais efetivo para a população”, comenta Gabriel Diedrich.

Estudantes de Medicina da Unisinos

Os estudantes da Medicina Unisinos iniciaram no dia 01/02 os internatos nos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS) parceiros da Universidade. Esses alunos foram inseridos nas áreas de cirurgia, pediatria e urgência e emergência. Assim, a Unisinos está com todas as turmas de internato em ambientes hospitalares, se juntando aos que já estavam atuando nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica, medicina de família e psiquiatria.

Para a coordenadora da Medicina Unisinos, Cláudia Stadtlober, os dois últimos anos, do total de seis do curso, são muito importantes por serem 90% focados na parte prática nas principais áreas da medicina. “Nesse momento, o aluno vai para os hospitais, unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, onde realizará o serviço prático da área médica. Isso é fundamental para o futuro desses profissionais, porque eles têm toda uma preparação durante a graduação para que nos últimos dois anos eles tenham esse intensivo de práticas”, explica.

Postado: 11/03/2022
Atualização: 11/03/2022