Na 34ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 25, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nᵒ225/2023, que institui o Dia Municipal do Lions Clube. Associados do clube local acompanharam a votação da matéria. Autor do projeto, o presidente Ezequiel Peixoto (Progressistas) exaltou a atuação do Lions Club de Santo Antônio da Patrulha, lembrando que é uma organização mundial composta por homens e mulheres realizando serviços comunitários em 210 países. Ezequiel ressaltou a importância que o Lions, uma das maiores organização de clubes de serviços do mundo, tem para o município de Santo Antônio da Patrulha, isso porque oferece ajuda onde é necessário, com trabalhos comunitários, ações humanitárias e na área da saúde, bem como, a busca de melhoria da qualidade de vida da população envolvida. Ao entrar para o Lions, o sócio passa a integrar uma rede global de serviços que vai além da contribuição local, ampliando sua atuação voluntária de trabalho a outros locais do mundo. Seus associados têm a capacidade de estarem presentes em pequenos projetos e em grandes iniciativas. Na tribuna, Ezequiel apresentou um breve histórico do Lions Club de Santo Antônio da Patrulha e reforçou: “É uma organização bem administrada, com visão sólida, uma missão bem definida e com uma longa história que nos enche de orgulho”. Como gesto de gratidão, o presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, suspendeu a reunião para registrar o momento da entrega do PL que institui o Dia Municipal do Lions Clube aos associados. O projeto segue para o Poder Executivo, para ser apreciado e sancionado nos próximos dias.
Numa intensa agenda de visitas, na última quarta-feira (27), o presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, acompanhado do deputado Joel Wilhelm visitaram algumas localidades mais atingidas pelas chuvas, entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá. Mais uma vez o Litoral Norte foi castigado e diversas áreas sofreram e tiveram muitas famílias afetadas pelas enchentes. Ezequiel Peixoto e o deputado Joel Wilhelm estão trabalhando em parceria e articulando, junto ao Governo do Rio Grande do Sul, medidas de recuperação dos municípios atingidos. Eles também elaboraram um plano de trabalho que foi entregue à Defesa Civil Nacional. “Meu gabinete está ativo para seguir ajudando os municípios. Vamos trabalhar até que ocorra a liberação dos recursos, como já estávamos fazendo desde junho, quando o estado foi atingido pelo primeiro ciclone”, salienta Joel. As fortes chuvas dos últimos dias causaram danos significativos em todo o Litoral Norte e outras regiões do estado. As chuvas intensas e a maior cheia do Rio Guaíba em décadas representam desafios significativos, mas a atuação conjunta das autoridades locais e estaduais é fundamental para a recuperação das áreas afetadas. Vale ressaltar que os rios já estão voltando aos seus leitos.
A 11 mil quilômetros de distância do Rio Grande do Sul, grupos de gaúchos mantêm as tradições na Noruega. Aproximadamente 90 convidados participaram, no sábado (16), da quarta edição do Acampamento Farroupilha. O idealizador do Acampamento Farroupilha "mais ao norte do mundo", Herbert Meregali, de Santo Antônio da Patrulha, mantém o perfil @vikingsdebombacha no Instagram. Desde 2019 morando no país nórdico, realizou aprimeira edição do pátio do apartamento. Nesta semana, durante a 34ª Reunião Ordinária, o vereador proponente João Eliseu de Souza Meregali (Chocolate), juntamente com os seus pares, encaminhou o Requerimento nº 1230/2023 ao idealizador do evento, Herbert Meregali, pela notável realização do Acampamento Farroupilha “Vikings de Bombacha” em Oslo, na Noruega. Os Vikings de bombacha gaúchos acompanhados de brasileiros e outros estados europeus alugaram uma fazenda na ilha de Oslo depois de uma viagem de 20 minutos de barco e chegaram ao recanto que permite a realização de atividades típicas do Sul do Brasil. Com 16°C, um baita mormaço para o padrão norueguês, fizeram um fogo de chão. A festa foi regada com um costelão 12 horas, muito fandango, hino rio-grandense, campeonato de laço em rena parada, chama crioula e até um leilão de faca. É a quarta Edição do evento que começou em 2019 no pátio de um apartamento.