A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha criou uma Comissão Especial, conforme a Resolução de Mesa nº 21/2024, com fulcro no Art. 78, IV da Resolução nº 010/95, com o objetivo de acompanhar as questões relacionadas à Lagoa dos Barros. Esta ação foi motivada pela preocupação com os potenciais danos ambientais causados pela destinação de resíduos provenientes da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da CORSAN, localizada em Osório. A formação da comissão visa monitorar e tomar medidas frente a esses problemas ambientais. O presidente da Câmara, Sérgio Airoldi – Canário, enfatizou a importância da colaboração entre os membros da comissão para resolver os desafios relacionados à ETE de Osório, com o compromisso de garantir que as ações necessárias sejam executadas de forma eficaz. A Comissão Especial é composta pelos vereadores André Selistre e Valtair Andrade (Progressistas), Diego Portal (PDT), Gabriel Diedrich e João Luis Moreira da Silva (MDB), indicados pelas bancadas. A Lagoa dos Barros, localizada entre Santo Antônio da Patrulha e Osório, é uma área de grande relevância ambiental, além de ser essencial para o turismo local e a economia da região.
No dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 16h, a Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha realizará a Sessão Solene de Posse dos 13 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. São eles: André Antônio Randazzo dos Reis, André Luis de Oliveira Selistre, André Machado, Antônio Irapoan Vieira Dias, Diego Gomes Portal, Ezequiel Peixoto Muniz, Gabriel Menezes Diedrich, Gerusa Silveira, Jacira Conceição dos Santos, João Luis Moreira da Silva, Jorge Eloy de Oliveira, Sergio Alexandre Airoldi e Valtair Coelho de Andrade. Além disso, a cerimônia contará também com a posse do prefeito reeleito Rodrigo Gomes Massulo (Progressistas) e do vice-prefeito Marcelo Santos Silva (União Brasil). A cerimônia acontecerá no Plenário Euzébio Barth, sede da Câmara de Vereadores, localizada na Av. Borges de Medeiros, 602, e será transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, os trabalhos da sessão serão presididos pelo vereador com mais idade entre os presentes. Neste caso, o vereador Jorge Eloy de Oliveira (Progressistas), que assumirá a presidência da solenidade. A sessão será secretariada pela vereadora Gerusa Silveira (Progressistas). A população está convidada a participar deste importante evento, que marca o início da nova legislatura e a continuidade da gestão municipal.
A reunião promovida pelo vereador Ezequiel Peixoto, junto ao gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, teve como objetivo discutir com moradores e empresários de Costa da Miraguaia sobre a grave crise no abastecimento de energia elétrica que afeta a região. Durante o encontro, na terça-feira (17), foram expostas as dificuldades enfrentadas devido às constantes quedas de energia, que têm prejudicado o funcionamento de empresas e o cotidiano das residências, com destaque para o mau funcionamento e a queima de motores, máquinas e outros equipamentos essenciais. A comunidade relatou que esses problemas no fornecimento de energia vêm ocorrendo há pelo menos dois anos, mas se intensificaram consideravelmente nos últimos meses. Os moradores também apontaram que, apesar de buscarem canais de emergência, não conseguiram o atendimento necessário devido ao aumento das demandas, o que tem deixado a população sem o suporte adequado. O vice-prefeito Marcelo Gaúcho e o secretário de Obras, Trânsito e Segurança, Daniel Cândido da Silva, também participaram da reunião e se colocaram à disposição em buscar soluções urgentes para resolver essa situação, a fim de garantir mais estabilidade no fornecimento de energia e o pleno funcionamento da região.
O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Airoldi- Canário, por meio da Indicação nº 239/2024, sugeriu ao Poder Executivo de Santo Antônio da Patrulha a reativação do Prêmio de Professor do Ano, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 7.522/2015. A proposta visa dar continuidade à valorização dos profissionais da educação, reconhecendo publicamente o empenho e a dedicação dos professores do município. O Prêmio de Professor do Ano foi originalmente criado pela ex-vereadora e professora Nelci Willborn Nunes Pereira, e aprovado pelo então prefeito Dr. Paulo Roberto Bier, com a intenção de destacar os melhores profissionais da educação municipal. Em 2017, o ex-vereador Tadeu Neves propôs uma alteração na lei, ampliando o escopo do prêmio para incluir também os professores da rede estadual e da rede privada do município. Essa mudança foi sancionada por meio da Lei nº 7.787, de 3 de março de 2017, com o objetivo de reconhecer o trabalho de todos os educadores de Santo Antônio da Patrulha, independentemente da rede em que atuam. A reativação do prêmio proposta pelo presidente Sergio Canário busca, mais uma vez, reconhecer e valorizar o trabalho incansável dos profissionais da educação, que desempenham um papel fundamental na formação de futuras gerações. O vereador acredita que o prêmio é uma forma importante de incentivo e reconhecimento, especialmente em um período em que a educação se torna cada vez mais desafiadora.
Na 46ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (16), o vereador Diego Portal (PDT) apresentou um requerimento ao Executivo propondo a realização de um estudo, e, caso ainda não esteja em andamento, a construção de novos nichos no Cemitério Municipal. De acordo com o vereador, a quantidade de nichos disponíveis para venda no Cemitério Municipal é pouca em relação à demanda crescente. Além disso, os túmulos mais antigos estão sendo recadastrados junto às famílias para atualização dos cadastros e identificações. Nesse contexto, Diego Portal também sugeriu a construção de um espaço para ossários, onde as famílias poderiam adquirir unidades para o armazenamento dos restos mortais. O Requerimento nº 1478/2024 foi aprovado por unanimidade durante a sessão da última segunda-feira. Por fim, Diego sinaliza que a falta de espaço em cemitérios é um problema comum em muitas cidades, e em Santo Antônio da Patrulha não é diferente. Preocupado com a lotação do Cemitério Municipal e com a necessidade de disponibilizar espaço para novos sepultamentos e nichos, o vereador destaca a importância de se antecipar a essa demanda, buscando soluções para garantir que as famílias tenham acesso a locais adequados para o descanso dos seus entes queridos.