Na manhã desta sexta-feira (26), o vereador Jorge Eloy de Oliveira esteve acompanhando uma obra de melhorias que está sendo realizada na Travessa II, na localidade de Imigrantes, em Santo Antônio da Patrulha. A intervenção contempla a colocação de material fresado na via, uma melhoria aguardada pelos moradores da comunidade, que buscavam melhores condições de trafegabilidade e mais segurança no deslocamento diário. Durante a visita, o vereador destacou a importância da obra e agradeceu ao prefeito Rodrigo Massulo e ao vice-prefeito e secretário de Obras, Trânsito e Segurança, Marcelo Gaúcho, pelo atendimento da demanda e pelo trabalho realizado em benefício da comunidade. “Essa era uma solicitação dos moradores e é muito importante ver essa melhoria acontecendo. Agradeço ao prefeito Rodrigo Massulo e ao vice-prefeito Marcelo Gaúcho pelo olhar atento às demandas das localidades do interior e pelo empenho em levar melhorias para a população”, destacou Jorge Eloy.
"Estabelece horário especial da 22ª Reunião Ordinária Reuniões de Comissões Permanentes de Trabalho" A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, no uso das atribuições, com fulcro na legislação vigente, adota o seguinte procedimento: Art. 1° - Fica determinado que, na data de 29 de junho de 2026, devido a partida do Brasil na Copa do Mundo de 2026, as Reuniões das Comissões Permanentes de Trabalho serão realizadas às 17:00 horas, e a 22ª Reunião Ordinária às 18:00 horas. Art. 2º - O expediente externo do Poder Legislativo permanece com mesmo horário, pela manhã das 08:00 às 12:00 horas e a tarde das 13:00 às 17:00 horas. Gabinete da Presidência, 25 de junho de 2026.
Durante visita realizada na semana passada ao Centro de Educação Integral Santo Antônio (CEISA), localizado nas dependências da antiga Fundação Educacional Agrícola de Santo Antônio da Patrulha (FEASA), em Esquina dos Morros, o vereador Valtair Andrade conheceu de perto a estrutura da instituição e acompanhou os projetos desenvolvidos no local, além de novas propostas que estão sendo avaliadas. Na ocasião, o vereador foi recebido pelo diretor do CEISA, Augusto de Fraga Cardoso, e pela professora Goreti Titoni Fraga, que apresentaram as atividades realizadas no espaço e destacaram a importância do centro para a comunidade escolar, especialmente no atendimento aos estudantes no turno inverso ao escolar. A partir da visita, o vereador encaminhou uma proposta ao Poder Executivo Municipal durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (22), sugerindo a instalação de uma pracinha junto ao Centro de Educação Integral Santo Antônio (CEISA). A Indicação nº 117/2026 foi lida e aprovada por unanimidade. A iniciativa tem como objetivo aproveitar a ampla área existente no local para oferecer mais um espaço de lazer, recreação e convivência para as mais de 266 crianças atendidas pelo programa, oriundas de oito escolas do município. Conforme a justificativa apresentada pelo vereador, a implantação de uma pracinha contribuirá para o desenvolvimento social e educacional dos alunos, proporcionando um ambiente seguro para atividades ao ar livre, momentos de integração e fortalecimento dos vínculos comunitários. Além disso, o novo espaço poderá ampliar as atividades realizadas junto ao CEISA, ao programa AABB Comunidade e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), incentivando a participação das famílias e promovendo ações educativas, esportivas e culturais em benefício das crianças e adolescentes atendidos.
Na última quinta-feira (24), o vereador André Machado (União Brasil) esteve em Porto Alegre cumprindo uma série de agendas institucionais voltadas à captação de recursos, articulação de emendas parlamentares e fortalecimento de parcerias em benefício de Santo Antônio da Patrulha. Durante a visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o vereador esteve nos gabinetes dos deputados estaduais Paparico Bacchi, Joel Wilhelm e Gustavo Victorino. Nos gabinetes dos deputados Joel Wilhelm e Gustavo Victorino, André Machado foi recebido pessoalmente pelos parlamentares, oportunidade em que apresentou demandas do município e discutiu novas possibilidades de investimentos e destinação de recursos para a comunidade patrulhense. O vereador destacou que tanto Joel Wilhelm quanto Gustavo Victorino já possuem um histórico de colaboração com Santo Antônio da Patrulha, tendo encaminhado diversas emendas parlamentares e apoiado importantes demandas do município ao longo dos últimos anos. Durante os encontros, foram debatidas novas parcerias e futuros investimentos para atender áreas prioritárias da cidade. Já no gabinete do deputado Paparico Bacchi, André Machado foi recebido pela equipe de assessoras do parlamentar. A reunião teve como foco a continuidade da parceria já existente, além da apresentação de novos projetos e demandas que poderão resultar em benefícios para a população patrulhense. O vereador também ressaltou a importante atuação de Paparico Bacchi na defesa dos interesses de Santo Antônio da Patrulha e de diversos municípios gaúchos na questão da regularização dos poços artesianos antigos já consolidados. O parlamentar tem sido uma das principais vozes na busca por uma solução que garanta segurança jurídica a milhares de famílias, produtores rurais e empreendedores que dependem dessa fonte alternativa de abastecimento de água. A agenda na capital também incluiu uma visita ao escritório regional do deputado federal Bibo Nunes, onde o vereador foi recebido pela assessoria parlamentar. Durante o encontro, foram discutidas alternativas para a captação de emendas federais, além da construção de novas ações e projetos que possam contemplar Santo Antônio da Patrulha. Segundo André Machado, as visitas tiveram como objetivo fortalecer relações institucionais e buscar novos recursos para atender as necessidades da população. "Manter esse contato direto com deputados e suas equipes é fundamental para apresentar as demandas do nosso município e buscar investimentos. Muitos desses parlamentares já têm contribuído com Santo Antônio da Patrulha através de emendas e apoio a projetos importantes, e seguimos trabalhando para ampliar essas conquistas. A parceria com lideranças comprometidas com as causas da nossa comunidade é essencial para avançarmos em pautas que impactam diretamente a vida das pessoas", destacou o vereador. A agenda reforça o compromisso de André Machado com a busca permanente de recursos, investimentos e parcerias junto aos governos estadual e federal, visando promover melhorias e mais qualidade de vida para os moradores de Santo Antônio da Patrulha.
O vereador Valmir Santos esteve em Porto Alegre na terça-feira (23), onde cumpriu agenda institucional na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em reunião com o deputado estadual Joel Wilhelm. O encontro teve como principal objetivo a apresentação de demandas e a busca por investimentos voltados à comunidade de Evaristo, no interior do município. Durante a reunião, o vereador destacou a necessidade de atenção a pautas prioritárias da localidade, com ênfase em melhorias estruturais e ações que contribuam para a qualificação dos serviços públicos e o desenvolvimento da região. Entre os pontos abordados estiveram demandas da comunidade relacionadas à infraestrutura e ao fortalecimento de políticas voltadas ao interior. O deputado Joel Wilhelm recebeu as solicitações apresentadas e se colocou à disposição para encaminhar os pleitos junto às secretarias e órgãos competentes do Governo do Estado, avaliando possibilidades de apoio e articulação para viabilização dos investimentos. Segundo o vereador Valmir Santos, a agenda faz parte de um trabalho contínuo de interlocução com representantes estaduais, buscando ampliar a captação de recursos e garantir avanços para as comunidades do município, especialmente em localidades do interior como Evaristo. A visita reforça a aproximação entre o Legislativo municipal e a Assembleia Legislativa, com foco na construção de parcerias e no atendimento das demandas apresentadas pela população.