No sábado, dia 26, acontece a 5ª edição do Gabinete Móvel do Vereador Rodrigo Massulo. Será na localidade de Chicolomã, ao longo de todo o dia.

Desta vez, como as residências são mais distantes uma das outras, o parlamentar vai fazer em um formato diferente: o Gabinete Móvel não ficará fixo em um local apenas.

"Vamos ouvir a comunidade com um bom mate", diz o edil.

Aconteceu, na última sexta-feira(18), reunião no Gabinete do Prefeito a fim de tratar do combate ao abigeato no município. Diversos órgãos foram chamados para discussão de uma solução para este problema, que também é de saúde pública. Prefeitura, produtores, Farsul, Patram, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, Sindicato Rural, Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, informou que iria entrar em contato com a empresa EGR e CONCEPA para estudar a viabilidade destas empresas instalarem Câmeras de monitoramento em pontos estratégicos que estão servindo de rota de fuga para esses criminosos. O vereador acredita que essa medida pode colaborar nas investigações a fim de prender esses criminosos, destacou que essas empresas podem colaborar com o Município já que algumas rotas de fuga usadas por esses indivíduos são de concessões da Concepa e EGR, assim não criando custos para o Município.  André, também lembrou aos presentes que no Plano de Governo do Prefeito consta a criação da Guarda Municipal, destacou que essa medida, após ser colocada em prática poderia dar um apoio importante para a Brigada Militar no combate a esses crimes.

A  Brigada Militar, Polícia Civil e Patram informaram que estão fazendo todo possível para combater esses criminosos, porém destacaram que em virtude do baixo número de efetivos, não conseguem dar conta da demanda do município. A Civil, por sua vez, falou ter apenas um investigador na DP de Santo Antônio, para atender toda a demanda do município. O Delegado destacou que se o único investigador da DP for usado no plantão 24 horas por dia, deixará assim a investigação sem nenhum efetivo.

Os moradores das localidades mais atacadas pelos criminosos colocaram-se à disposição para ajudar, inclusive financeiramente, os órgãos de Segurança, na tentativa que sejam feitos patrulhamentos nessas localidades na madrugada. Na mesma linha solicitaram a Prefeitura, para que a mesma realize uma campanha publicitária informando dos malefícios de comprar carne sem a devida procedência.

O Prefeito Municipal informou que vai solicitar ajuda da Vigilância Sanitária Estadual, para fazer uma varredura nos comércios da região, principalmente no Litoral Norte, local apontado como possível destino da carne.

Há um ano tentando a transferência de um policial militar para Santo Antônio da Patrulha, enfim o vereador Rodrigo Massulo pode comemorar esta conquista. Desde 2016, Massulo articula com o governo do estado a mudança de cidade do brigadiano Jones Maggioni, lotado em Esteio, para nosso município.

A vinda de mais um policial para aumentar o efetivo de Santo Antônio, se deu através de articulação do vereador, então assessor legislativo do Deputado Estadual Marcel van Hattem, já no ano passado. Com o auxílio de Marcel, Rodrigo tratou diretamente com o ex- Secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini e com o atual, Cezar Schirmer, a transferência deste PM para o município, vontade também expressa pelo próprio policial.

Após a expedição do documento que autoriza a mudança de cidade, o PM já estará apto para trabalhar em Santo Antônio da Patrulha. Acredita-se que esse trâmite esteja pronto dentro de 48 horas e ainda nessa semana o município já poderá contar com mais um membro na Brigada Militar.

Massulo, que esteve em contato direto com Jones e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, agradece a colaboração das autoridades envolvidas e afirma que continuará trabalhando sem medir esforços para o bem do cidadão patrulhense.

Leia aqui o resumo da Ordem do Dia e do Expediente da 28ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada no dia 14 de agosto de 2017.

Acompanhe também o áudio da Sessão clicando no ícone Câmara em áudio - No Ar

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, protocolou, na última sessão ordinária da câmara, ocorrida em 14 de agosto, uma moção de parabenização e apoio a dois deputados federais que analisam uma emenda a Constituição que beneficia o salário dos Agentes de Saúde.

A moção de número 22/2017 tem o intuito de apoiar os Deputados Valternir Pereira (PSB/MT) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), respectivamente autor e relator da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda a Constituição nº 22-A, de 2011, que trata dos salários e das responsabilidades da União na Política remuneratória dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, garantindo piso salarial de dois salários mínimos, além de critérios para autorização desse valor.

Ressalta-se que a Emenda à Constituição, de autoria do Deputado Valtenir Pereira, vai sanar a dificuldade da categoria e, com certeza, vai corrigir essa grande injustiça com os agentes de saúde e de endemias do Brasil, que é a falta do reajuste do piso nacional.

A votação sobre a proposta que prevê diretrizes para os planos de carreira dessa categoria além do piso salarial e seu índice de reajuste está prevista para esta quarta-feira, 16. Depois de votada, a proposta será analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Selistre afirma que, apesar da proposta não ser de deputados gaúchos, deve ser apoiada para que todos se unam em benefício desta classe trabalhadora, que desenvolve um serviço de extrema importância em todos os municípios do país.