Neste domingo (16), em Santo Antônio da Patrulha, foi realizado o 1º Natal Bom pra Cachorro, uma ação com a iniciativa de ajudar as ONG’S do município que executam um trabalho diferenciado na causa animal.

A ideia surgiu com objetivo de arrecadar rações para alimentar animais resgatados e apoiar as ONG’S que muitas vezes passam por dificuldades em alimentar dezenas de cães, e que até o momento não havia uma companha desse porte. E deu certo! A primeira edição aconteceu na Praça da Boa Viagem, na tarde deste domingo mesmo com muito calor, foi arrecadado mais de meia tonelada de rações. O local escolhido de forma estratégica, logo na entrada da Cidade de Santo Antônio da Patrulha, foi para chamar atenção da população e do poder público para a responsabilidade que todos possuem quanto à proteção dos animais.

A próxima edição da campanha já começa a ser planejada e aprimorada, mas já agradece a todos que participaram e se sensibilizaram em ajudar com suas doações na campanha. Os donativos arrecadados, certamente, vão contribuir para proporcionar aos nossos amiguinhos carentes, um final de ano mais feliz e livre da fome.

O sucesso desta edição ocorreu principalmente em razão do apoio recebido de todos os participantes, das redes sociais, nas divulgações na imprensa inscrita e falada e dos parceiros que acreditaram nesse projeto: Agropet Várzea e distribuidoras, Vetnil, Tutti Pet, GranPlus, Three Dogs, Three Cats, Hercosul, Carmela Moda Pet, Chronos Pet, HR Distribuidora, Várzea Nutrição Pet, Pradella Distribuidora, Uniformas, Lucsom e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Márcia Freitas, Claire Winck, Saul e Ismael Ramos, Carmela Moda Pet, Corpo de Bombeiros com seus cães, Erick Bruno (adestrador), Gurias Vira – Latas e Labradores/RS, Toquinho o cãozinho cadeirante gremista, Dra. Larissa Terra Reis e a Dra. Amélia Gutman, ONG 4 patas, APASAP, Animal Shelter, Chopp Artesanal Imigração, Micheli Borba e Pd Ceron.

Aconteceu no dia 23 de novembro, a formatura dos Cuidadores Sociais Humanistas de Santo Antônio da Patrulha. Esta formatura foi o primeiro curso dado pela Associação. Estiveram presentes familiares, amigos, o Vice-Prefeito Municipal, José Francisco Ferreira da Luz e o vereador André Selistre (PSB), representando o Poder Legislativo.

O curso teve seis meses de duração com uma turma de quatorze alunas. Durante o período do curso receberam o conteúdo de ética, comportamento, recreação com a coordenadora Elisangela, e noção técnica em enfermagem ministrada pela enfermeira Edite, deixando bem claro em todas as suas aulas até onde um cuidador humanista pode atuar, pois não é a sua função.  

A turma sempre buscou o fortalecimento e equilíbrio emocional, trabalhando com alguns conteúdos psíquicos latentes, que podem causar um conflito quando ele (a) estiver em contato com o idoso nas atividades de cuidador.

O projeto já tem a dois anos de existência e formou mais de 60 alunos em Santo Antônio da Patrulha.  

O curso ministrado por Odilon Gonçalves, Terapeuta Holístico, pós-graduado em psicanálise humanista, educador social, técnico em enfermagem, doutorando em psicanálise clinica humanista e Elisangela Fraga, Presidente da Associação, instrutora em treinamentos e coordenadora do curso.

A Associação dos Cuidadores Sociais Humanistas está localizada na Rua Pompílio Fonseca, 57/sala 102, bairro Pitangueiras, em Santo Antônio da Patrulha.

Neste mês de dezembro já estão abertas as inscrições para o próximo curso com aulas aos  domingos à noite.

Os integrantes da Bancada do MDB no Legislativo Municipal, vereadores Charlis Santos, Manoel Adam, Adelino Stecanela e Jair Belloli, apresentaram na sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (10), votos de congratulações aos responsáveis pela consolidação da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de Santo Antônio da Patrulha. No requerimento aprovado por unanimidade, os parlamentares cumprimentam e agradecem os senhores Alberto Beltrame, Ministro do Desenvolvimento Social, Edison Antônio Costa Britto Garcia, Presidente da autarquia federal INSS, e Luiz Antônio Rocha, gerente da agência do INSS em Canoas, que abrange a coordenação da Região Metropolitana, pela viabilização de contrato de locação de um novo espaço à agência local do INSS, garantindo a manutenção do atendimento no Município, em endereço bem localizado com ambiente amplo e acessível.

A Bancada Progressista, composta pelos vereadores Rodrigo Massulo, Dirceu Machado e Valtair Andrade, nesta segunda-feira (10), encaminhou pedidos para três Ministérios solicitando liberação de recursos e aquisições para Santo Antônio da Patrulha.      

Para Gilberto Occhi, Ministro da Saúde, a bancada solicita liberação de recursos para aquisição de uma ambulância. A Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, pedem o apoio para aquisição de uma patrulha agrícola em virtude de grande demanda que ocorre no interior do município, principalmente com os pequenos agricultores.

A bancada encaminhou também a Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, apoio para a liberação de recursos para a construção e realização de um pórtico de entrada na cidade.

Ainda nesta semana, por intermédio do Assessor Parlamentar do deputado Fixinha, Marlon Rafaelli, os ofícios serão entregues diretamente aos Ministérios, em Brasília.

Com o objetivo de manter limpos os terrenos de Santo Antônio da Patrulha, o vereador Jair Belloli (MDB) apresentou na sessão ordinária da Câmara de segunda-feira (10) requerimento endereçado ao prefeito Daiçon Maciel solicitando que o Município através do Setor de Fiscalização da Prefeitura faça cumprir a legislação municipal em relação aos terrenos urbanos, exigindo de seus proprietários o devido zelo, cuidado e limpeza, bem como roçada de mato neste período do ano, tendo em vista a proliferação de animais peçonhentos, insetos, roedores e criadouros de mosquitos transmissores de doenças.

O parlamentar ainda descreve que o acúmulo de lixo em terrenos baldios e o abandono desses locais contribuem diretamente para a proliferação dessas verdadeiras pragas, colocando em risco a saúde da população.

Segundo Belloli, compete aos proprietários a retirada de entulhos e mato alto em terrenos baldios, construções e casas abandonadas, todavia quando estes se mostram inertes na solução do problema e garantia da incolumidade pública, cabe ao poder público mediante seu Setor de Fiscalização da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão, com base no Código de Posturas e em normas públicas de Vigilância Sanitária, compelir esses proprietários de terrenos urbanos mediante notificação exigindo a limpeza, roçada e retirada de entulhos.

O vereador defende que os proprietários dessas áreas em estado de abandono devam ser comunicados de que o não cumprimento da notificação da Prefeitura acarretará sanção de multa, de acordo com o Código de Posturas, ficando, ainda, os proprietários ou titulares de imóveis sujeitos à inscrição em dívida ativa.

Por fim, Jair também destacou a importância dos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terrenos baldios próximo de sua residência ou estabelecimento e notificar primeiro o proprietário e na impossibilidade de encontrá-lo, a reclamação seja feita junto à prefeitura para que a mesma tome as providências cabíveis.