Leia aqui o resumo da Ordem do Dia e do Expediente da 10ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada no dia 09 de abril de 2018.

Acompanhe também o áudio da Sessão clicando no ícone Câmara em áudio - No Ar

Na última reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, ocorrida em 09 de abril, o vereador João Luis Bacana, levantou a questão sobre o modo como é feita a segurança no Hospital Santo Antônio.

Bacana protocolou o Pedido de Informações nº 130/2018, solicitando qual a empresa que faz a segurança armada na casa de saúde e seu respectivo custo. Além disso, também questionou se esta segurança é feita por pessoal com treinamento específico para uso de armas.

Ao falar sobre o assunto em tribuna, o vereador salientou que em outros hospitais da região, como Porto Alegre, Rolante, Riozinho e Osório, os seguranças não portam armas, levantando mais uma vez a dúvida sobre o motivo destes profissionais estarem armados em Santo Antônio da Patrulha. Além disso, Bacana também quer saber se os contratados são realmente profissionais treinados para portar armas de fogo e se estão preparados psicologicamente para agir em situações críticas.

Outra duvida do edil é sobre o por quê a empresa responsável pela segurança da Santa Casa de Santo Antônio é feita por uma empresa de fora do município e enfatizou que há muitas empresas do ramo na cidade que deveriam ser valorizadas, inclusive barateando o custo, o que poderia gerar investimento em outras áreas como médicos, medicamentos e outras benfeitorias no hospital.

O pedido foi referendado pelos vereadores André Selistre, Eronita Andrade, Valtair Andrade, Rodrigo Massulo, Marcelo Gaúcho, Samuel Souza, Dirceu Machado e pelo Presidente da Casa, Jorge Eloy de Oliveira.

O vereador Marcelo Gaúcho, preocupado com a segurança dos alunos de Santo Antônio da Patrulha, protocolou dois Requerimentos a respeito dos Planos de Prevenção Contra Incêndios – PPCIs, nas escolas municipais e estaduais localizadas na cidade.

O pedido de informações nº 117/2018, de 26 de março, solicita ao Executivo Municipal que informe se estão sendo observadas as medidas previstas no PPCI nas Escolas Municipais da cidade. Já o documento nº 119/2018, da mesma data, pede que seja enviada um pedido ao Senhor Ronald Krummenauer, Secretário de Estado da Educação, para que informe ao Legislativo Patrulhense se estão sendo observadas as medidas previstas no PPCI, nas Escolas Estaduais do Município de Santo Antônio da Patrulha.

Marcelo lembrou a tragédia ocorrida há mais de cinco anos em Santa Maria, na Boate Kiss, onde 242 jovens perderam a vida em um incêndio. Segundo o vereador, o país vem sofrendo constantes incidentes trágicos, que poderiam ter sido evitados, caso os locais tivessem adequados. "Não podemos medir o valor das vidas humanas, de crianças, adolescentes, profissionais de educação e suas famílias. É indispensável que as escolas possuam seus PPCI´s em dia ou os coloquem em execução", afirmou.

O vereador Jair Belloli vem fazendo visitas periódicas a diversas localidades do interior do município para recolher demandas dos moradores e encaminhá-las ao Ececutivo Municipal.

No último sábado, 07, ele esteve em reunião com a comunidade de Morro do Púlpito, na casa de um morador, onde compareceram cerca de 30 pessoas. Durante o encontro Jair ouviu pedidos dos moradores nas questões das estradas da localidade, principalmente a recuperação de alguns trechos específicos. Além disso, esclareceu dúvidas a respeito do transporte de pacientes para Porto Alegre através da empresa Unesul. A comunidade acredita que esta iniciativa será positiva para quem necessita do transporte de saúde.

No domindo, 08, Belloli visitou a comunidade de Ribeirão, participando da Festa da Igreja da comunidade e, à tarde, conversou com moradores da localidade de Palmeira do Sertão que solicitaram sua presença em uma reunião para ajudar a solucionar um problema sobre abastecimento de água na região.

O vereador protocolou pedido de providências, na última reunião ordinária, 09 de abril, para que sejam incluídas no cronograma de atividades da Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança melhorias com a limpeza de valos (envaletamento), ensaibramento e patrolamento da Estrada da localidade de Morro do Púlpito, vindo atender reivindicações dos moradores locais.

Através da Resolução de Mesa nº 004/2018 de 29 de março de 2018, os horários da reuniões a contar do dia 09 de abril de 2018 terão início às 17h30min no Plenário Euzébio Barth.